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quinta-feira, 8 de outubro de 2015

[ARTIGO] Sajaegi: entendendo de vez como funciona a manipulação dos charts

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Se você é um fã de k-pop, é certo de que já tenha visto ao menos uma vez uma palavra 'sajaegi' em portais e páginas relacionadas à música coreana. Pois bem, hora de entender de uma vez por todas do que se trata. Com base em perguntas deixadas aqui mesmo na fanbase, e pontos marcados como importantes pela equipe da The Rise of Bangtan, elaboramos esse artigo que visa esclarecer tantos os fãs novatos, como os mais antigos, a respeito da prática conhecida como sajaegi.

O que é sajaegi? 

Sajaegi é quando uma companhia compra seus próprios álbuns para fazer com que seu grupo obtenha melhores resultados nos charts coreanos. A própria palavra 'sajaegi' significa "comprar de volta".

Como funciona? 

O sajaegi pode funcionar de diversas formas, mas a mais comum é através de empresas especializadas. Sempre que um grupo está prestes a fazer comeback eles recebem ligações de empresas oferecendo serviços de sajaegi, ou ainda, a própria companhia procura as empresas responsáveis. Isso é feito por terceiros para diminuir as chances de que a prática seja descoberta.

Segundo um relatório acessado pelo portal coreano Ilgan Sports, no caso do sajaegi digital, essas empresas primeiro garantem a criação de diversas contas em sites de música como o MelOn. Com essas contas eles compram um grande número de passes de stream. Essas contas ficarão fazendo streming durante semanas, para garantir que o grupo que contratou o sajaegi, consiga alcançar bons resultados nos charts.

O caso das vendas físicas pode ser com a própria empresa adquirindo cópias legítimas para si, ou com a manipulação dos códigos de barra. A empresa vende um cd com um código de barra, e depois que esse código é passado como "vendido", coloca-se um novo código de barras e ele é marcado como vendido novamente, e isso vai se repetindo diversas vezes no mesmo cd.

Quanto custa? 

Segundo o portal coreano Ilgan Sports, um grupo rookie seja a gastar $500,000 USD para ficar no TOP20 entre 4-5 dias. Enquanto um grupo já estável e veterano pode gastar em torno de $300,000 USD para também ficar no TOP20 por 4-5 dias.

Como o sajaegi é descoberto?

No caso digital, esse tipo de atividade costuma levantar suspeita já que acontece em momentos incomuns. por exemplo de madrugada, de manhã ou em um dia não comercial. Além disso, a idade e o gênero em que são registradas essas contas podem não corresponder com a realidade do fandom de algum grupo. Se o grupo X tem muitas fãs jovens e do sexo feminino, e há um grande número de contas em idades avançadas e/ou do sexo masculino fazendo streaming, isso pode ser visto como um indício de sajaegi.

Já no caso das vendas físicas, é quando um grande número de cds são vendidos em um mesmo horário. Vendas em dias não comerciais, em horários improváveis também levantam suspeita. Além disso, há quem use até o número de fãs presentes nos fansigns como um comparativo para as vendas.

E para os dois casos o histórico de vendas do grupo é tido como uma medida para o netizens avaliarem se as vendas estão "normais" ou com "suspeita de sajaegi".

Vale a pena gastar comprando seus próprios álbuns? 

Há quem não veja como pode haver lucro em comprar seus próprios lançamentos, mas é preciso destacar que estamos falando de uma industria musical e de fãs extremamente ligados à vendas. Se você já testemunhou algum tipo de fan war, deve ter notado que há um grande número de pessoas que se baseiam nos charts como um critério de qualidade e medida para a relevância de um grupo.

Estar bem posicionado nos rankings garante ao grupo uma certa atenção diante dos olhos de possíveis fãs, além de prêmios em programas musicais. Então é muito mais do que comprar de volta seus próprios álbuns. É também comprar atenção, fama, e relevância dentro do k-pop.

Você gasta em um comeback, para que no próximo seu grupo esteja popular o bastante para que o investimento seja pago com vendas legítimas.

Controvérsias

Apesar de todos anos diversos grupos serem acusados de sajaegi, há também indícios que apontariam para a impossibilidade de tal atividade. Seguem abaixo argumentos usados para tentar demostrar a impossibilidade da prática:

  • O chart de vendas físicas Hanteo explicou que os horários que as vendas são inseridas no site não correspondem ao horário real em que a venda aconteceu. Além disso, as vendas offline são inseridas todas de uma vez, portanto é normal que ocorram picos de vendas em determinados horários. 
  • "Vendas anormais" é um conceito bem relativo, afinal o que é normal para um grupo? Porque para o grupo X é normal vender muito, e para o grupo Y não é? Essas dúvidas se tornam ainda maiores quando há fanwar envolvida. Durante as acusações de sajaegi contra o grupo B1A4, diversos portais apontaram que os picos notados nas vendas do grupo não eram muito diferentes dos  que podiam ser vistos nas vendas de outros grupos que não estavam envolvidos em acusações de sajaegi. Confira a imagem aqui.
  • Praticamente todos os grupos de k-pop passam por saltos de venda de um álbum para o outro. E isso não pode ser um indicio de sajaegi, e sim que o grupo ganhou popularidade. Exemplos: Exo-M em Growl (48K) já em Miracles of December (90K); VIXX em Jekyll (11K) já em Voodoo (23K);  CNBlue em First Step (18K) já em Ear Fun (53K); B.A.P em One Shot (16K) já em Badman (46K); 
  • O MelOn declarou que seu sistema conta com um sistema anti fraudes. Caso o sistema note contas semelhantes ou duplicadas com atividades suspeitas, eles possuem condições de bloquear essa atividade para que ela não surta efeito no chart.  

Como saber se a acusação é verdadeira? 

No fundo é quase impossível saber. A maioria dos casos com provas de fato, chegam a público sem revelar as identidades dos grupos. Em 2013 as agências YG, SM, JYP, e Star Empire Entertainment foram juntas até as autoridades denunciar práticas de sajaegi, e ainda assim pouco se soube a respeito dos grupos que supostamente teriam se beneficiado da manipulação de charts. 

A verdade é que no k-pop tudo na maior parte das vezes se baseia em controvérsias e "evidências" apontadas por netizens de pouquíssima confiança. Logo, acreditar ou não de certa forma acaba se tornando algo bem pessoal, já que provas de fato, raramente teremos. 

Sobre o BTS

Em 2015 o BTS esteve envolvido em suspeita de sajaegi. Embora, existam declarações e argumentos tanto a favor como contra, as acusações nunca saíram da internet. Não há nenhum relato ou informação que aponte o Bangtan e a Big Hit como culpados nas controvérsias de manipulação. Você pode saber mais sobre o assunto com notícias traduzidas na época: 




Fontes: Ilgan Sports via Nate; Allkpop; Beyond Hallyu; Star News via Nate; Netizenbuzz; dragonfly0915 via OneHallyu;  Dispatch; Mydaily via Nate; na73sk (Blog Naver);
Escrito por: Nat @ The Rise of Bangtan


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