No dia 21 de agosto, um funcionário da Target, que administrava o Twitter da @AskTarget, inesperadamente tornou-se viral graças à boy band de K-pop, BTS.
Com o sensacional septeto se aproximando do lançamento de seu álbum “Love Yourself: Her” no dia 18 de setembro, um fã perguntou à conta se eles poderiam estocar álbuns do BTS porque “fãs dos EUA querem comprá-los durante a pré-venda”. O funcionário da Target respondeu de modo brincalhão, inserindo dois títulos de singles do BTS: “Esses “Garotos Divertidos*’ estão pegando ‘Fogo**’ agora! Nós iremos compartilhar seu pedido com nossos fornecedores. Obrigado por tweetar seu pedido!”, o que levou a conta, tipicamente com pouca atividade, a receber milhares de retweets e curtidas.
Acontece que o BTS e sua equipe vêm escutando os fãs há muito tempo antes do administrador da rede social da Target surgir no meio da conversa. No dia 29 de agosto, a banda anunciou que, pela primeira vez na América do Norte, sua música seria disponibilizada para pré-venda exclusivamente na Amazon. Quatro versões diferentes do álbum serão disponibilizadas por meio de um combo deluxe, contendo um CD, um photobook de 100 páginas, um “mini book” de 20 páginas, um photocard, pôster, adesivos e mais.
“Estamos animados com o crescimento no mercado dos EUA em relação aos itens do BTS e a Amazon é o parceiro perfeito para nós trabalharmos, uma vez que eles usufruem da mesma visão que nós em muitos aspectos”, disse a gravadora do BTS, BigHit Entertainment, em Seul, à Billboard. “Desde que a parceria foi anunciada, estamos muito felizes com a reação à essa nova virada para o BTS. A empresa também vem trabalhando com a Amazon e outras empresas distribuição em varejo que auxiliarão a dar continuidade à expansão para o mercado dos EUA”.
These "Fun Boys" are on "Fire" now. We'll share your request to carry their albums with our buyers. Thanks for tweeting your request!— AskTarget (@AskTarget) 21 de agosto de 2017
Fontes confirmam, junto com a Billboard, que as outras opções de distribuição incluem The Orchard, subsidiária da Sony Music, especializada em distribuição e vendas para gravadoras e artistas independentes, que distribuirá o futuro CD físico como um lançamento doméstico para varejistas dos EUA. Em um acordo que, segundo notícias, vem sendo trabalhado por seis meses, The Orchard importará o produto da Coreia e venderá através seu almoxarifado nos EUA para todos os varejistas que desejem ter em estoque na América – tais como a Target – com a empresa dominando a distribuição digital para todos os lançamentos anteriores do BTS. The Orchard se recusou a comentar para este artigo.
A aposta parece mais vantajosa para o BTS e seus parceiros. Não apenas Love Yourself: ‘Her’ subiu na lista de mais vendidos da Amazon, como a banda já possui uma grande quantidade de recordes em paradas musicais de K-pop. Wings foi lançado em outubro e se tornou o álbum mais vendido na história do K-pop e também aquele a chegar mais alto na classificação da Billboard 200 quando atingiu 16.000 vendas na sua primeira semana, e 11.000 desse número se resumiam em vendas tradicionais de álbuns. Durante sua segunda semana, o LP movimentou 6.000 unidades, incluindo 2.000 cópias de álbum tradicional. Desde 2015, o BTS tem incluído quatro álbuns diferentes na Billboard 200.
Com acordos prontos e em seus lugares, a famosa e apaixonada base de fãs do BTS – que rendeu ao grupo o prêmio da Billboard 2017 para Top Social Artist – está claramente pronta para ajudar seu grupo a fazer uma grande onda em território norte-americano com seu próximo lançamento. Com a distribuição no ponto, só podemos nos perguntar onde esse ARMY poderoso levará o grupo. Os fãs já começaram a pedir que o BTS toque nas rádios dos EUA. América, você foi avisada.
N/T: *Referência a 흥탄소년단 (No inglês: Fun Boys)
**Referência a 불타오르네 (No inglês: Fire)
Cr. Billboard
Trad. [PT-BR]; Ellen @ The Rise of Bangtan
Revisão; Haru @ The Rise of Bangtan
0 comentários:
Postar um comentário