No dia 6 de setembro, o Tribunal do Distrito Central de Seul revelou que o CEO (também referido como “A” abaixo) de uma firma contratante foi sentenciado a um ano de prisão por chantagear a BigHit Entertainment, ameaçando revelar informações ao público sobre suposto marketing ilegal realizado pela empresa.
De acordo com fontes, a BigHit Entertainment contratou a companhia referida acima para um projeto de marketing dois anos atrás. Mais cedo este ano, quando a tal companhia começou a passar por dificuldades financeiras, o CEO, anonimamente, ameaçou a BigHit, pedindo dinheiro em troca de seu silêncio sobre certos documentos de marketing.
No e-mail escrito pelo CEO para o funcionário da BigHit, ele diz, “Eu hackeei e obtive todos os seus documentos a respeito do marketing ilegal que você fez para os seus artistas. Se você não enviar 330 milhões de won (aproximadamente 900 mil reais), eu lançarei os documentos na mídia e irei distribuí-los por meio de serviços de mensagens”.
O juiz residindo o caso disse, “Essa é uma ofensa severa feita por ‘A’ [o CEO; identificado no artigo por apenas uma inicial], que se aproveitou do segredo de um cliente”.
BigHit Entertainment lançou uma declaração sobre a questão, dizendo que os documentos de marketing ilegal aludidos pelo CEO são afirmações completamente unilaterais.
“A BigHit não tem nada a esconder, então assim que tivemos conhecimento da situação, fizemos uma denúncia à polícia e cooperamos ativamente com as investigações”. Notícias iniciais declararam que a BigHit cumpriu o pedido do chantagista e enviou-lhe um total de 57 milhões de won (aproximadamente 155 mil reais) por meio de oito transferências diferentes. A BigHit explicou que a empresa nunca enviou dinheiro a A: “O dinheiro que foi transferido para A foi o resulto inevitável de uma tentativa pessoal, feita pelo funcionário encarregado [a quem as ameaças foram inicialmente direcionadas], de proteger a imagem de nossos artistas. A empresa propriamente nunca deu dinheiro ao chantagista”.
Prosseguindo, a BigHit declarou, “Se a reputação da BigHit Entertainment acabar prejudicada por tais afirmações e relatos, ainda que imediatamente tenhamos lidado com a situação ao denunciar e cooperar com a polícia, então não haverá nenhuma agência de entretenimento no futuro que conseguirá tomar as medidas apropriadas diante de uma chantagem”.
Encerrando, a empresa se desculpou: “Pedimos muitas desculpas aos integrantes do BTS e ao ARMY pelo alarme causado por esse problema. Faremos tudo o que pudermos e administraremos, com cuidado, nossos parceiros de negócios e contratantes para prevenir que algo desse tipo volte a acontecer”.
Atualização – 7 de Setembro:
Seguindo a publicação desse comunicado, um artigo feito por uma fonte de notícias local, Xportsnews, foi publicado, exibindo suas suspeitas acerca do prêmio de Top Social Artist da Billboard recebido pelo BTS. O artigo alegou que internautas estavam suspeitando da legitimidade do prêmio, e até mesmo sugeriu que o BTS devolvesse a estatueta caso “serviços de meio-período” tivessem sido utilizados para ajudar na vitória do grupo. O artigo já foi deletado.
Em resposta a tais acusações, fãs do BTS tornaram tendência mundial a hashtag #엑스포츠_전원기자_사과해 (#xportsnews_RepórterJunWon_PeçaDesculpas), exigindo um pedido de desculpas pelas especulações, mostrando como puderam se mobilizar em conjunto para conquistar o apoio social que rendeu ao BTS o prêmio da Billboard.
Atualização – 7 de Setembro:
Xportsnews respondeu às exigências dos fãs do BTS quanto ao pedido de desculpas. Leia o que site de notícias disse aqui.
Cr. Sports Khan, Herald POP & Soompi
Trad. [PT-BR]; Ellen @ The Rise of Bangtan
Revisão; Haru @ The Rise of Bangtan
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