O K-pop é uma indústria em pleno desenvolvimento em 2017, mas em 1992, Seo Taiji (Jung Hyun Chul) & Boys transformaram a indústria pop da Coreia ao que é hoje com “Nan Arayo” (“I Know”), uma faixa dançante de hip-hop que ascendeu a loucura do país por música de ídolos.
No sábado (3 de Setembro), Seo levou fãs numa viagem por seus sucessos do passado antes de proclamar o grupo masculino BTS como os seus sucessores musicais durante o Time:Traveler, concerto celebrando seu 25º aniversário de debut.
Com 35.000 fãs presentes, Seo, conhecido como o “Presidente da Cultura” na Coreia do Sul, reviveu a história sonora de sua carreira, contando com a música de Seo Taiji & Boys, que serviu como o protótipo para múltiplos artistas do K-pop seguirem, e muitos de seus sucessos solo. Ele apresentou duas dúzias de músicas de várias eras da sua carreira durante o show de duas horas e meia de duração, segundo notícias do Korean Times.
25년 시간여행을 모두가 함께한 순간 ! 감사합니다 !#서태지 #seotaiji #영원하자 #서태지매니아 #방탄소년단 #bts #어반자카파 #국카스텐 pic.twitter.com/sIBDs11EmX— Seotaiji Company (@master0221) 3 de setembro de 2017
O show, parte do projeto Moov: Sound Track vol. 2 da Lotte Card, aconteceu no dia 2 de setembro, mesmo dia em que um álbum especial de 25º aniversário foi lançado, contendo os maiores sucessos de Seo Taiji acompanhados por remakes feitos por outros artistas coreanos, incluindo o trio de R&B, Urban Zakapa – que foi o responsável pela abertura do concerto, junto com a banda de rock Gukkasten – Crush, Heize, Suran, Younha, Eddy Kim, Loopy & nafla, e BTS.
Com numerosas músicas próprias que endereçam as dificuldades encaradas pela juventude e sociedade sul-coreanas, e tendências de hip-hop em conjunto com Seo Taiji & Boys, os artistas seguintes realizaram o papel de vocalistas de apoio e dançarinos para oito músicas do show, substituindo Yang Hyun Suk, agora líder da YG Entertainment, e Lee Juno como os “Garotos” de Seo para a noite. Durante o show, Seo reconheceu as similaridades temáticas do BTS à sua música e o lugar deles como um dos atos mais renomados mundialmente do K-pop.
“Essa é a geração de vocês agora”, declarou Seo Taiji ao BTS, segundo notícias do Seoul Economic Daily.
Ao longo de sua carreira, houve uma variedade de reiterações de Seo que levaram à sua reputação como um líder de tendências culturais na Coreia do Sul. Seo seguiu a música rock desde cedo em sua carreira, e tornou-se integrante da banda de metal Sinawe antes de formar Seo Taiji & Boys em meados dos anos 90, período no qual ele serviu como líder e compositor principal do grupo de mistura de gêneros. O trio fez história começando em 1992, tendo sucesso após sucesso perpetuando-se no público sul-coreano e lançando tendência na música jovem, orientada pela dança, feita por grupos cujo foco era a performance. Seguindo a separação do grupo em 1996, Seo retornou às suas inclinações ao rock em 1998 e, desde então, lançou nove álbuns de estúdio, incluindo o mais recente, Quiet Night, de 2014.
Fora ser reconhecido como o início da moda de música de ídolos, muito da música de Seo, tanto como solo quanto como Seo Taiji & Boys, divagou em direção ao rock-alternativo, electro-pop e nu-metal. Seu legado abrange gerações no país, onde ele também é considerado um dos precursores da música popular que criticou o governo sul-coreano e endereçou problemas sociais, resultando em ter se tornado um dos músicos mais censurados da geração.
Cr. Billboard
Trad. [PT-BR]; Ellen @ The Rise of Bangtan
Revisão; Haru @ The Rise of Bangtan
0 comentários:
Postar um comentário