Ainda HYYH (O Momento Mais Belo na Vida).
Eles deixaram o mundo em chamas em apenas três anos somente com suas músicas e performances ao estilo Bangtan. O grupo representava os sonhos e a felicidade dos adolescentes, mas desde o ano passado eles têm expressado a juventude com sua música por um ano e experimentado o momento mais belo na vida. Eles ficaram em 1º lugar nas paradas locais de música e álbuns, garantiram o 1º lugar na parada de álbuns mundiais da Billboard durante 4 semanas consecutivas, entraram na principal parada de álbuns da Billboard 2 vezes seguidas e foram o primeiro artista estrangeiro a ficar em 1º lugar na parada semanal de singles da Oricon no Japão. Essas palavras-chave provam que eles são uma combinação inigualável. No entanto, eles ainda cantam até perderem suas vozes e dançam até quebrarem seus ossos como se hoje fosse sua última performance. Nós encontramos com o BTS que ainda está desfrutando de seu momento mais belo na vida.
P) Vocês têm constantemente realizado sua turnê na Ásia desde o início de Junho. Como vocês se sentem encontrando seus fãs no exterior novamente desde a última vez há um ano atrás?
R) Jimin: Eu estou sempre me divertindo e feliz no palco. Fui capaz de sentir que havia muito mais pessoas nos apoiando dessa vez em comparação com a turnê do ano passado. Eu acho que temos que trabalhar muito mais duro e melhorar ainda mais.
R) Jin: Seja qual for o país para onde nós vamos, qualquer cidade em que estejamos, há tantas pessoas que cantam junto nossas canções do início até o fim. Sempre que isso acontecer, pensarei "é bom estar vivo". Eu sou mesmo feliz e quero estar junto do nosso público por muito tempo.
R) Jungkook: Sempre que eu entro no palco, me sinto nervoso e agradecido. Enquanto parece cansativo quando estamos fazendo nossa difícil coreografia no palco, eu sinto que quando o concerto se aproxima do fim, acabo ganhando mais energia vinda do público.
P) Como foi a viagem de 10 dias para o Norte da Europa com os membros durante Maio? Vocês geraram uma série de novidades através das transmissões ao vivo da sua viagem no V App.
R) Suga: Como era a primeira vez que fui em uma viagem apenas com os membros, eu estava realmente animado. Nós tivemos várias experiências divertidas em países distantes que me fizeram pensar que eu nunca seria capaz de ir para lugares assim em minha vida. Quero agradecer ao Naver e a minha empresa Big Hit Entertainment de novo.
R) J-Hope: Durante o tempo em que tivemos o conceito de mochileiros como as pessoas em seus 20 anos, foi literalmente como uma viagem entre amigos celebrando nossa juventude. Nós conseguimos ver um monte de atrações agradáveis enquanto seguíamos o itinerário que nós mesmos planejamos. Nós estávamos andando em grupo, tirando fotos e até mesmo tivemos uma pequena festa com churrasco.
R) Jungkook: Nós sempre fomos cuidados por nossos staffs e managers, mas depois de passar esse tempo longe deles em uma vasta terra com apenas nós 7 (tomando conta de nós mesmos) senti um pouco de falta. Apesar de ter de carregar todas as malas e enfrentar muitas coisas inesperadas que surgiram, foi uma viagem feliz. Os hyungs realizaram uma "Festa do Dia da Maioridade" pra mim, durante a viagem. Foi literalmente uma festa surpresa. Foi uma viagem significativa na qual podemos sentir a forte amizade entre os membros de muitas maneiras.
P) Imaginamos que vocês podem se sentir relutantes em deixar “HYYH” para trás, já que o álbum recebeu muito amor. O álbum foi responsável por torná-los um grupo de influência global e poderia ser facilmente o ponto que os tornaria presunçosos.
R) Jimin: Eu pude perceber que mais pessoas reconheciam e torciam por nós depois dessa divulgação. Ganhamos o 1º lugar pela primeira vez e tivemos a chance de nos apresentar no palco dos nossos sonhos, no Gymnastic Stadium. Eu não consigo expressar o quão agradecido estou. Eu percebi que muitos estão preocupados que o BTS pode chegar ao fim por causa do título do nosso álbum "HYYH" (risos). Eu acho que até nossos fãs estão tristes em dizer adeus para "HYYH", tanto quanto nós. Prometemos mostrar mais coisas no futuro, então espero que não fiquem tristes.
R) V: Eu acho que uma pessoa pode pensar que ela merece mais reconhecimento por seus esforços, mas é absurdo se de forma arrogante ela pensa “Eles não podem fazer nada sem mim” sem fazer esforço algum, eu acredito que essa pessoa deveria mudar seu modo de pensar. Estou com meus membros por 5 anos agora, desde meus dias como trainee, mas nenhum deles é assim.
R) Suga: Eu acredito que todo início tem um final. Pessoalmente, esse foi um ótimo álbum que eu nunca esquecerei, mas acredito que águas paradas estão destinadas a apodrecer. Iremos voltar com músicas e conceitos melhores, assim como somos capazes dizer um belo adeus para "HYYH".
P) Vocês se sentem pressionados à voltarem com um trabalho melhor para superar “HYYH”?
R) Suga: Acho que nunca teve um momento em que não estava pressionado com esse tipo de sentimento. Sempre penso que devemos voltar com uma música que é melhor que o nosso trabalho anterior. Nosso próximo álbum será tão importante para nós quanto o álbum passado, então estamos trabalhando duro para fazer um álbum melhor. Sempre trabalho com a intenção de atingir o ponto mais alto, mas faço muitas mudanças. Também estou curioso para descobrir o que vamos expressar em nosso próximo álbum.
R) J-Hope: A pressão é grande. Estaria mentindo se dissesse que não estamos pressionados. Mas é como nos sentimos com todos os nossos álbuns. Até agora temos produzido álbuns que contêm nossas próprias histórias e acho que mais pessoas irão apreciar nosso trabalho se continuarmos a criar músicas que realmente capturam nosso próprio estilo. O BTS está confiante em receber seu amor! (risos)
P) A letra de “Epilogue: Young Forever” é bem impressionante. Poderíamos interpretar que essa frase “Não podem ser meus para sempre, esse sonoros aplausos” representa os verdadeiros sentimentos do BTS?
R) Rap Monster: Eu sempre penso em nosso futuro. Eu pensava mais em coisas que poderia perder do que em coisas que poderia conquistar, então tinha o costume de receber comentários dizendo que eu não estava aproveitando as coisas no momento certo. Não acho que eu possa mudar a minha maneira de ser. Eu tomo cuidado, pensando em outras coisas que eu poderia perder e sentindo como se eu estivesse me tornando um adulto, durante meu crescimento.
R) J-Hope: Assim como em nossas letras, sabemos que os aplausos do público não irão durar para sempre. Mas não nos preocupamos por causa de letras assim. Dividimos nossas preocupações com nossos membros. Acreditamos que sempre devemos nos comunicar e permanecer juntos para chegar mais longe.
P) Vocês trabalharam mais duro e mais rápido do que qualquer outro grupo nos últimos 3 anos. O BTS atual está mais perto de atingir o objetivo que sonharam durante os anos de trainee?
R) Jin: Nós ultrapassamos (o objetivo). Eu, honestamente, nunca imaginei que poderíamos receber tanto amor e alcançar todas essas conquistas. As vezes penso sobre isso antes de me deitar. Eu digo a mim mesmo que estamos recebendo mais amor do que merecemos e que esse é meu momento mais feliz.
R) J-Hope: Acho que corremos em uma direção sem nenhum arrependimento. Se eu olhar para trás, gostaria de bater nas minhas costas e dizer “Você trabalhou duro, Hope” (risos). Passamos por muitas coisas, mas demos um passo de cada vez para chegarmos aqui e isso torna os últimos 3 anos mais significativos. Espero que possamos continuar trabalhando duro juntos e crescermos como um time melhor.
P) Quando o sênior Lee Minwoo aconselhou Jungkook em “Celebrity Bromance” sobre a possibilidade de conflitos de interesses entre os membros devido a ganância de cada um, Jungkook disse “Atualmente, o BTS tem discutido sobre isso”. É possível que os membros do BTS se deparem com desentendimentos em músicas ou opiniões, já que esse é o seu 4º ano?
R) Suga: Tentamos encontrar soluções para todos os problemas através de conversas. Somos pessoas também, então temos problemas, mas com conversas resolvemos tudo em um dia. Estamos conscientes que todos nós somos importantes para o outro do que qualquer outra pessoa.
R) V: Uma vez eu briguei com Jimin por causa de bolinhos. Às vezes brigamos por causa de coisas bobas, mas também resolvemos imediatamente.
P) Seu grupo ganhou atenção devido à músicas com forte base no hip hop como “No More Dream”, “Boy in Luv” e “Danger”, mas com a série “HYYH” vocês também mostraram que o grupo pode executar vários gêneros e se provaram como um artista que conseguem criar, sozinho, músicas com significado. Isso aumentou a popularidade entre o público?
R) Suga: Quando era mais jovem, eu achava que era certo produzir músicas que eu amava, mas em certo momento percebi que eu estava errado. Percebi que popularidade era igualmente importante à musicalidade, mas o processo de me reajustar não foi fácil. Eu trabalho duro para alcançar popularidade quando estamos trabalhando em nossas músicas principais e para as outras músicas eu trabalho duro para apresentar para todos a música própria do BTS.
R) Rap Monster: Acho que podemos dizer que antes da nossa série "HYYH" focamos nossos álbuns em um tópico específico. Embora, possa não ser popular, focamos em nossa música e na apresentação que queríamos mostrar aos nossos ouvintes. Até "HYYH" teve sua própria história, mas esperamos apresentar nosso álbum para uma multidão maior, então focamos na popularidade. Mas se concentrarmos apenas na popularidade, estamos desmoronando as coisas que devemos manter conosco, então tentamos o melhor para manter os dois em equilíbrio.
P) Quando estão criando sua própria música, a sua empresa e o papel do líder que conduz a empresa são importantes. Pode nos dizer que tipo de empresa é a Big Hit e como o produtor Bang Sihyuk é com o BTS?
R) Jimin: Nosso CEO é uma pessoa que tenta conversar bastante conosco, se comunicar conosco. Honestamente, eu vejo nosso CEO como alguém com quem me sinto confortável, mas também desconfortável, de certa maneira. Somos próximos, mas às vezes fico inquieto porque ele é uma pessoa com uma pose forte. Nunca estive em nenhuma outra empresa além da Big Hit, então eu não tenho certeza, mas a Big Hit é como uma família. Nosso CEO e nossa equipe se preocupam com os artistas e estamos agradecidos pelo trabalho duro.
R) Suga: Eles nos deixam fazer o que queremos fazer. Quando estamos trabalhando em nossas músicas principais é difícil porque precisamos de partes que irão chamar atenção do ouvinte e a melodia tem que ser boa, mas ele tem nos aconselhado bastante desde os nossos dias como trainees. Entretanto, ele não toca em nossas outras músicas do álbum e nas mixtapes. Ele é racional, não é uma pessoa opressora. Sete anos se passaram desde que vim para a Big Hit e eu digo com orgulho que somos como uma família mais do que outras companhias.
P) Mesmo o público em geral está assistindo o BTS crescer, o percurso de vida do grupo, de meninos para adultos. Qual é a imagem que vocês gostariam de mostrar durante a etapa da vida adulta e poderia nos dizer a opinião do BTS sobre o verdadeiro HYYH (O Momento Mais Belo na Vida)?
R) J-Hope: Primeiramente, meu objetivo é sempre estar junto com os membros. Eu quero que nossos laços fiquem mais fortes e que possamos chegar mais alto com resultados de grande valor. Meu sonho é que o grupo ganhe o prêmio Daesang e nos tornemos um grupo que é reconhecido mundialmente, mas sei que ainda precisamos de muito. Em relação à musica, estamos sempre querendo mais, então espero que possamos atingir nossos objetivos com trabalho duro.
R) Jin: Na verdade, eu nunca fui um menino desde que fizemos nosso debut (risos). Eu acho que todos nós iremos dançar com paixão no palco até quebrarmos nossos ossos mesmo quando não formos mais “escoteiros”. Eu quero que nosso grupo seja um time maravilhoso, que não muda no palco mesmo após muitos anos. Nossos fãs ficam felizes por nós sempre que alcançamos algo bom. Espero que possamos ganhar o prêmio Daesang com músicas boas para fazê-los felizes.
R) Jimin: Já conversamos sobre mudar nossa apresentação para “Somos o Bangtan”, sem a parte do “Escoteiro” (Boy Scout). Acho que seria uma boa ideia dizer nosso nome em inglês, “BTS”, como alternativa. Desde nossos dias como trainees, nosso objetivo era nos apresentarmos no Gymnastic Stadium e ganhar o prêmio Daesang. E, de forma gratificante, fomos capazes de nos apresentarmos no estádio. Espero que possamos ganhar o prêmio Daesang, o maior prêmio para cantores. E nós tentamos fazer nosso melhor para nos tornamos artistas merecedores do prêmio.
P) Uma mensagem para os membros e “ARMY”, quem vem os apoiando constantemente através das alegrias e dos pesares durante os últimos 3 anos?
R) Rap Monster: Dividimos mais alegrias do que dificuldades. Espero que eu possa continuar a vivenciar mais experiências agradáveis com os meus membros. Nossos fãs são pessoas especiais que me dão uma razão para voltar ao meu local de trabalho depois de abrir os olhos de manhã, não importa quantas vezes eu me desmorone trabalhando em novas músicas.
R) Suga: Nossos membros são pessoas que trabalham duro, que tentam aprender sobre eles mesmos para se tornarem pessoas melhores, e eles me surpreendem. É uma benção estar com essas pessoas maravilhosas. E ARMY é a razão da nossa existência. Eu acho que o BTS consegue brilhar devido aos nossos fãs. Quero retribuir seu apoio com músicas melhores.
R) J-Hope: Sou agradecido por nossos ARMYs e membros, pelas dificuldades que passamos durante esses três anos. E Big Hit é um hit! Um hit! Vamos nos tornar mais felizes, juntando nossas forças e nossas vidas são um hit.
R) Jin: Honestamente, eu não sou bom em cuidar das pessoas a minha volta porque eu sou um “Tsundere” (inicialmente frio, mas após conhecer se torna carinhoso). Éramos completos estranhos e tivemos momentos em que não nos dávamos bem, mas estou agradecido aos nossos membros por se ajustarem e entenderem uns aos outros. Nesses dias sou mais feliz por que temos nossos ARMYs com quem podemos compartilhar nossa felicidade, quero sempre presentear vocês com boas notícias e apoiar seu futuro.
R) V: Estou agradecido e orgulhoso de nossos membros que trabalham duro para melhorarem a si mesmos utilizando suas horas de sono. Sempre sou agradecido aos nossos ARMYs. Espero que possam entender a pele bronzeada que consegui após filmar meu drama debaixo do sol (risos).
R) Jimin: Vivemos juntos por muito tempo, mas eu espero que continuemos vivendo juntos por muito mais tempo. Cada membro é importante na vida do outro. Ficar ao lado de alguém por 3 anos poderia ser tanto um período longo quanto curto, mas estou muito agradecido aos nossos ARMYs que ficaram ao nosso lado. Gostaria de continuar junto à vocês por muito tempo também.
R) Jungkook: Eu tenho muito o que aprender, desde meu dias como trainee, mas meus hyungs me ensinaram e ajudaram muito. Sou agradecido aos nossos hyungs por sempre me mostrarem bons exemplos e me ajudarem a perceber que eu não deveria ficar para trás. Irei trabalhar duro até o dia que eu alcançar meus hyungs. ARMY é insubstituível para mim. Sempre sou agradecido e prometo fazê-los andar apenas por um caminho de flores.
P) Para Rap Monster: Em sua mixtape "O Natal de um típico trainee", a seguinte linha "Eu era um cabeça raspada de Ilsan, tornando-se 1% do top da nação e então recebi uma chamada inesperada durante minhas férias de inverno" aparece. Você poderia nos dizer sobre o que era essa ligação e se você nunca se arrependeu de responder a essa ligação? Recentemente você foi elogiado após a performance de "Umbrella" do Epik High no programa "Duet Song Festival" da MBC.
R) A ligação era sobre alguém me pedindo para visitar a Big Hit Entertainment e conhecer Bang Sihyuk PD. Eu respondi a ligação durante as férias de inverno da escola e acho que esse foi um dos momentos mais dramáticos em minha vida. Como qualquer outra pessoa, eu me arrependo pelo caminho no qual não tive a chance de caminhar, mas isso é algo habitual e, por vezes, eu invejo a vida de um estudante universitário em torno da minha idade, mas se eu comparar a qualidade e quantidade do meu arrependimento, eu me arrependo menos por ser quem sou hoje. "Umbrella" é minha canção de vida. Comecei minha jornada na música enquanto escutava a música do Epik High, então eu realmente queria cantá-la bem no palco. Fiquei surpreso e agradecido quando Tablo mencionou a minha performance nas redes sociais após a transmissão.
P) Para Suga: Você estava no time de produtores "D-Town" em Daegu desde 2010. Se você comparar as performances como um rapper underground e agora, qual delas te faz mais feliz? Você ainda está seguindo o seu estilo de vida "dormitório - local de trabalho - programas de transmissão" (rádio e televisão)?
R) Eu acho que é 50:50 (meio a meio). Eu gostava de me apresentar em frente a 2 pessoas em Daegu e gosto de me apresentar em frente a mais de 10 mil espectadores. Quando escutei minhas músicas antigas não pude deixar de me perguntar o porquê eu tinha feito aquelas faixas ridículas, mas isso foi quando eu estava transbordando de confiança, não importava se eu fazia grandes canções ou não. Esse período construiu uma boa base para ser quem eu sou hoje. Mesmo atualmente, eu ainda fico no meu espaço de trabalho durante todo o dia. Não estamos promovendo agora, então geralmente é "local de trabalho - carro - dormitório", mas eu me sinto confortável e feliz vivendo todos os dias com música.
P) Para J-Hope: Eu acho que você iria se sentir mais responsável como o capitão oficial de coreografia do BTS. Você é uma pessoa dotada de aegyo e beleza, que irradia positividade para as pessoas ao seu redor?
R) Sinceramente, foi duro durante os dias de trainee. Eu tentei o meu melhor para ajudar os 4 membros que não estavam encarregados da dança, fazendo-os perceber o quão agradável a dança pode ser porque pensei que estaria pressionando-os se eu os forçasse a praticar. Nós praticamos duro durante horas, até tarde, por isso sou grato aos nossos membros por seguirem o meu conselho. Minha personalidade sempre foi brilhante. Mas, com o nome de "esperança" e o amor dos nossos fãs acho que tornou-se mais brilhante depois da estreia. No entanto, espero que todos saibam que sou um homem sério quando estou focado.
P) Para Jin: Você é o mais velho, mas você também tem um lado maknae (membro mais novo). Os outros disseram que você é a mãe, como um hyung que cuida de toda a cozinha e limpa. Você ainda deixa os seus irmãos mais novos brincarem com você? Você ainda cuida deles? Seu rosto se parece com o de um ator, você já pensou sobre atuar depois do V?
R) Eu não quero mostrar seriedade e repreender os membros mais jovens só porque eu sou o mais velho. Rap Monster e Suga fazem o papel de hyungs responsáveis e confiáveis, então eu quero iluminar (animar) o humor. Acredito que as pessoas parecem mais jovens quanto mais agem como uma criança e mantém suas mentes jovens. Eu desisti de cozinhar porque era muito difícil. Os irmãos mais novos preferem comidas que entregam em casa do que os meus pratos (risos). Honestamente, eu realmente queria tentar atuar antes da nossa estreia, mas comparando com antes, meu desejo diminuiu após a realização de performances agradáveis. Quero me concentrar no meu trabalho em tempo integral e tentar atuar quando eu tiver uma chance.
P) Para V: Você faz o papel de mais novo Hwarang que é "um menino como o brilho do sol" no próximo drama da KBS2, "Hwarang: The Beginning". Como é a filmagem? Ouvimos dizer que você é muito sociável, mantém contato com Park Bogum todos os dias e que ambos foram para o parque de diversões juntos.
R) Essa foi a minha primeira vez atuando, então eu estava muito pressionado. Foi difícil durante o começo, mas graças ao ótimo drama, diretor, seniores e funcionários, eu me diverti nas filmagens. Os 6 de nós, Park Seojoon, Park Hyungsik, Minho, Do Jihan, Jo Yoonyoo hyungs e eu, somos muito próximos e desfrutamos da companhia um do outro. (Park) Bogum hyung e eu nos tornamos próximos porque temos personalidades e passatempos semelhantes e ele é um hyung muito bom e importante. Tivemos dificuldades em escolher o nosso destino e decidimos ir para o parque de diversões, mas nós não conseguimos brincar por muito tempo (risos).
P) Para Jimin: Você começou a dançar no 9º grau (ensino fundamental) e entrou na escola de artes de Busan (ensino médio) como um dos melhores, o que faz de você um dançarino incrível, mas ao mesmo tempo você também desempenhou um papel importante através da criação da voz encantadoramente única do BTS. Você também tem o apelido de "Jimdbag" (Jimin + Saco de Areia) porque você é o último membro no ranking do grupo. O que aconteceu com você?
R) Eu também penso muito sobre vocal e não só em dançar. Acho que ainda me falta muito como vocalista, então eu quero tentar o meu máximo para satisfazer a mim mesmo e me apresentar para todos com uma música melhor. Eu concordo que eu sou o último no ranking do grupo. Acho que isso aconteceu após ter sido abalado pelo nosso membro mais novo Jungkook. Eu costumava ter o apelido de "mãe do Jungkook", mas agora eu acho que transformou-se no "brinquedo do Jungkook" (risos). Eu não posso desafiá-lo, mas eu realmente não consigo dizer que não gosto das suas brincadeiras, então não posso fazer nada sobre isso.
P) Para Jungkook: Estamos curiosos, como você se sente sobre o seu apelido de "Golden Maknae". Você apareceu no "Flower Boy Bromance" com Lee Minwoo do Shinhwa. Que tipo de sênior ele é?
R) Estou feliz e grato por esse apelido, mas ao mesmo tempo me sinto muito pressionado. É porque eu, pessoalmente, sinto que ainda preciso melhorar de muitas maneiras. Quero aprender mais coisas e melhorar a mim mesmo para me adequar ao apelido. Lee Minwoo é um grande sênior, então eu estava inquieto, assustado e nervoso. Eu aprendi muito com ele. Meu sonho é me apresentar tão bem e de forma tão legal por um tempo bastante longo como o Shinhwa.
P) Imaginamos que vocês podem se sentir relutantes em deixar “HYYH” para trás, já que o álbum recebeu muito amor. O álbum foi responsável por torná-los um grupo de influência global e poderia ser facilmente o ponto que os tornaria presunçosos.
R) Jimin: Eu pude perceber que mais pessoas reconheciam e torciam por nós depois dessa divulgação. Ganhamos o 1º lugar pela primeira vez e tivemos a chance de nos apresentar no palco dos nossos sonhos, no Gymnastic Stadium. Eu não consigo expressar o quão agradecido estou. Eu percebi que muitos estão preocupados que o BTS pode chegar ao fim por causa do título do nosso álbum "HYYH" (risos). Eu acho que até nossos fãs estão tristes em dizer adeus para "HYYH", tanto quanto nós. Prometemos mostrar mais coisas no futuro, então espero que não fiquem tristes.
R) V: Eu acho que uma pessoa pode pensar que ela merece mais reconhecimento por seus esforços, mas é absurdo se de forma arrogante ela pensa “Eles não podem fazer nada sem mim” sem fazer esforço algum, eu acredito que essa pessoa deveria mudar seu modo de pensar. Estou com meus membros por 5 anos agora, desde meus dias como trainee, mas nenhum deles é assim.
R) Suga: Eu acredito que todo início tem um final. Pessoalmente, esse foi um ótimo álbum que eu nunca esquecerei, mas acredito que águas paradas estão destinadas a apodrecer. Iremos voltar com músicas e conceitos melhores, assim como somos capazes dizer um belo adeus para "HYYH".
P) Vocês se sentem pressionados à voltarem com um trabalho melhor para superar “HYYH”?
R) Suga: Acho que nunca teve um momento em que não estava pressionado com esse tipo de sentimento. Sempre penso que devemos voltar com uma música que é melhor que o nosso trabalho anterior. Nosso próximo álbum será tão importante para nós quanto o álbum passado, então estamos trabalhando duro para fazer um álbum melhor. Sempre trabalho com a intenção de atingir o ponto mais alto, mas faço muitas mudanças. Também estou curioso para descobrir o que vamos expressar em nosso próximo álbum.
R) J-Hope: A pressão é grande. Estaria mentindo se dissesse que não estamos pressionados. Mas é como nos sentimos com todos os nossos álbuns. Até agora temos produzido álbuns que contêm nossas próprias histórias e acho que mais pessoas irão apreciar nosso trabalho se continuarmos a criar músicas que realmente capturam nosso próprio estilo. O BTS está confiante em receber seu amor! (risos)
P) A letra de “Epilogue: Young Forever” é bem impressionante. Poderíamos interpretar que essa frase “Não podem ser meus para sempre, esse sonoros aplausos” representa os verdadeiros sentimentos do BTS?
R) Rap Monster: Eu sempre penso em nosso futuro. Eu pensava mais em coisas que poderia perder do que em coisas que poderia conquistar, então tinha o costume de receber comentários dizendo que eu não estava aproveitando as coisas no momento certo. Não acho que eu possa mudar a minha maneira de ser. Eu tomo cuidado, pensando em outras coisas que eu poderia perder e sentindo como se eu estivesse me tornando um adulto, durante meu crescimento.
R) J-Hope: Assim como em nossas letras, sabemos que os aplausos do público não irão durar para sempre. Mas não nos preocupamos por causa de letras assim. Dividimos nossas preocupações com nossos membros. Acreditamos que sempre devemos nos comunicar e permanecer juntos para chegar mais longe.
P) Vocês trabalharam mais duro e mais rápido do que qualquer outro grupo nos últimos 3 anos. O BTS atual está mais perto de atingir o objetivo que sonharam durante os anos de trainee?
R) Jin: Nós ultrapassamos (o objetivo). Eu, honestamente, nunca imaginei que poderíamos receber tanto amor e alcançar todas essas conquistas. As vezes penso sobre isso antes de me deitar. Eu digo a mim mesmo que estamos recebendo mais amor do que merecemos e que esse é meu momento mais feliz.
R) J-Hope: Acho que corremos em uma direção sem nenhum arrependimento. Se eu olhar para trás, gostaria de bater nas minhas costas e dizer “Você trabalhou duro, Hope” (risos). Passamos por muitas coisas, mas demos um passo de cada vez para chegarmos aqui e isso torna os últimos 3 anos mais significativos. Espero que possamos continuar trabalhando duro juntos e crescermos como um time melhor.
P) Quando o sênior Lee Minwoo aconselhou Jungkook em “Celebrity Bromance” sobre a possibilidade de conflitos de interesses entre os membros devido a ganância de cada um, Jungkook disse “Atualmente, o BTS tem discutido sobre isso”. É possível que os membros do BTS se deparem com desentendimentos em músicas ou opiniões, já que esse é o seu 4º ano?
R) Suga: Tentamos encontrar soluções para todos os problemas através de conversas. Somos pessoas também, então temos problemas, mas com conversas resolvemos tudo em um dia. Estamos conscientes que todos nós somos importantes para o outro do que qualquer outra pessoa.
R) V: Uma vez eu briguei com Jimin por causa de bolinhos. Às vezes brigamos por causa de coisas bobas, mas também resolvemos imediatamente.
P) Seu grupo ganhou atenção devido à músicas com forte base no hip hop como “No More Dream”, “Boy in Luv” e “Danger”, mas com a série “HYYH” vocês também mostraram que o grupo pode executar vários gêneros e se provaram como um artista que conseguem criar, sozinho, músicas com significado. Isso aumentou a popularidade entre o público?
R) Suga: Quando era mais jovem, eu achava que era certo produzir músicas que eu amava, mas em certo momento percebi que eu estava errado. Percebi que popularidade era igualmente importante à musicalidade, mas o processo de me reajustar não foi fácil. Eu trabalho duro para alcançar popularidade quando estamos trabalhando em nossas músicas principais e para as outras músicas eu trabalho duro para apresentar para todos a música própria do BTS.
R) Rap Monster: Acho que podemos dizer que antes da nossa série "HYYH" focamos nossos álbuns em um tópico específico. Embora, possa não ser popular, focamos em nossa música e na apresentação que queríamos mostrar aos nossos ouvintes. Até "HYYH" teve sua própria história, mas esperamos apresentar nosso álbum para uma multidão maior, então focamos na popularidade. Mas se concentrarmos apenas na popularidade, estamos desmoronando as coisas que devemos manter conosco, então tentamos o melhor para manter os dois em equilíbrio.
P) Quando estão criando sua própria música, a sua empresa e o papel do líder que conduz a empresa são importantes. Pode nos dizer que tipo de empresa é a Big Hit e como o produtor Bang Sihyuk é com o BTS?
R) Jimin: Nosso CEO é uma pessoa que tenta conversar bastante conosco, se comunicar conosco. Honestamente, eu vejo nosso CEO como alguém com quem me sinto confortável, mas também desconfortável, de certa maneira. Somos próximos, mas às vezes fico inquieto porque ele é uma pessoa com uma pose forte. Nunca estive em nenhuma outra empresa além da Big Hit, então eu não tenho certeza, mas a Big Hit é como uma família. Nosso CEO e nossa equipe se preocupam com os artistas e estamos agradecidos pelo trabalho duro.
R) Suga: Eles nos deixam fazer o que queremos fazer. Quando estamos trabalhando em nossas músicas principais é difícil porque precisamos de partes que irão chamar atenção do ouvinte e a melodia tem que ser boa, mas ele tem nos aconselhado bastante desde os nossos dias como trainees. Entretanto, ele não toca em nossas outras músicas do álbum e nas mixtapes. Ele é racional, não é uma pessoa opressora. Sete anos se passaram desde que vim para a Big Hit e eu digo com orgulho que somos como uma família mais do que outras companhias.
P) Mesmo o público em geral está assistindo o BTS crescer, o percurso de vida do grupo, de meninos para adultos. Qual é a imagem que vocês gostariam de mostrar durante a etapa da vida adulta e poderia nos dizer a opinião do BTS sobre o verdadeiro HYYH (O Momento Mais Belo na Vida)?
R) J-Hope: Primeiramente, meu objetivo é sempre estar junto com os membros. Eu quero que nossos laços fiquem mais fortes e que possamos chegar mais alto com resultados de grande valor. Meu sonho é que o grupo ganhe o prêmio Daesang e nos tornemos um grupo que é reconhecido mundialmente, mas sei que ainda precisamos de muito. Em relação à musica, estamos sempre querendo mais, então espero que possamos atingir nossos objetivos com trabalho duro.
R) Jin: Na verdade, eu nunca fui um menino desde que fizemos nosso debut (risos). Eu acho que todos nós iremos dançar com paixão no palco até quebrarmos nossos ossos mesmo quando não formos mais “escoteiros”. Eu quero que nosso grupo seja um time maravilhoso, que não muda no palco mesmo após muitos anos. Nossos fãs ficam felizes por nós sempre que alcançamos algo bom. Espero que possamos ganhar o prêmio Daesang com músicas boas para fazê-los felizes.
R) Jimin: Já conversamos sobre mudar nossa apresentação para “Somos o Bangtan”, sem a parte do “Escoteiro” (Boy Scout). Acho que seria uma boa ideia dizer nosso nome em inglês, “BTS”, como alternativa. Desde nossos dias como trainees, nosso objetivo era nos apresentarmos no Gymnastic Stadium e ganhar o prêmio Daesang. E, de forma gratificante, fomos capazes de nos apresentarmos no estádio. Espero que possamos ganhar o prêmio Daesang, o maior prêmio para cantores. E nós tentamos fazer nosso melhor para nos tornamos artistas merecedores do prêmio.
P) Uma mensagem para os membros e “ARMY”, quem vem os apoiando constantemente através das alegrias e dos pesares durante os últimos 3 anos?
R) Rap Monster: Dividimos mais alegrias do que dificuldades. Espero que eu possa continuar a vivenciar mais experiências agradáveis com os meus membros. Nossos fãs são pessoas especiais que me dão uma razão para voltar ao meu local de trabalho depois de abrir os olhos de manhã, não importa quantas vezes eu me desmorone trabalhando em novas músicas.
R) Suga: Nossos membros são pessoas que trabalham duro, que tentam aprender sobre eles mesmos para se tornarem pessoas melhores, e eles me surpreendem. É uma benção estar com essas pessoas maravilhosas. E ARMY é a razão da nossa existência. Eu acho que o BTS consegue brilhar devido aos nossos fãs. Quero retribuir seu apoio com músicas melhores.
R) J-Hope: Sou agradecido por nossos ARMYs e membros, pelas dificuldades que passamos durante esses três anos. E Big Hit é um hit! Um hit! Vamos nos tornar mais felizes, juntando nossas forças e nossas vidas são um hit.
R) Jin: Honestamente, eu não sou bom em cuidar das pessoas a minha volta porque eu sou um “Tsundere” (inicialmente frio, mas após conhecer se torna carinhoso). Éramos completos estranhos e tivemos momentos em que não nos dávamos bem, mas estou agradecido aos nossos membros por se ajustarem e entenderem uns aos outros. Nesses dias sou mais feliz por que temos nossos ARMYs com quem podemos compartilhar nossa felicidade, quero sempre presentear vocês com boas notícias e apoiar seu futuro.
R) V: Estou agradecido e orgulhoso de nossos membros que trabalham duro para melhorarem a si mesmos utilizando suas horas de sono. Sempre sou agradecido aos nossos ARMYs. Espero que possam entender a pele bronzeada que consegui após filmar meu drama debaixo do sol (risos).
R) Jimin: Vivemos juntos por muito tempo, mas eu espero que continuemos vivendo juntos por muito mais tempo. Cada membro é importante na vida do outro. Ficar ao lado de alguém por 3 anos poderia ser tanto um período longo quanto curto, mas estou muito agradecido aos nossos ARMYs que ficaram ao nosso lado. Gostaria de continuar junto à vocês por muito tempo também.
R) Jungkook: Eu tenho muito o que aprender, desde meu dias como trainee, mas meus hyungs me ensinaram e ajudaram muito. Sou agradecido aos nossos hyungs por sempre me mostrarem bons exemplos e me ajudarem a perceber que eu não deveria ficar para trás. Irei trabalhar duro até o dia que eu alcançar meus hyungs. ARMY é insubstituível para mim. Sempre sou agradecido e prometo fazê-los andar apenas por um caminho de flores.
P) Para Rap Monster: Em sua mixtape "O Natal de um típico trainee", a seguinte linha "Eu era um cabeça raspada de Ilsan, tornando-se 1% do top da nação e então recebi uma chamada inesperada durante minhas férias de inverno" aparece. Você poderia nos dizer sobre o que era essa ligação e se você nunca se arrependeu de responder a essa ligação? Recentemente você foi elogiado após a performance de "Umbrella" do Epik High no programa "Duet Song Festival" da MBC.
R) A ligação era sobre alguém me pedindo para visitar a Big Hit Entertainment e conhecer Bang Sihyuk PD. Eu respondi a ligação durante as férias de inverno da escola e acho que esse foi um dos momentos mais dramáticos em minha vida. Como qualquer outra pessoa, eu me arrependo pelo caminho no qual não tive a chance de caminhar, mas isso é algo habitual e, por vezes, eu invejo a vida de um estudante universitário em torno da minha idade, mas se eu comparar a qualidade e quantidade do meu arrependimento, eu me arrependo menos por ser quem sou hoje. "Umbrella" é minha canção de vida. Comecei minha jornada na música enquanto escutava a música do Epik High, então eu realmente queria cantá-la bem no palco. Fiquei surpreso e agradecido quando Tablo mencionou a minha performance nas redes sociais após a transmissão.
P) Para Suga: Você estava no time de produtores "D-Town" em Daegu desde 2010. Se você comparar as performances como um rapper underground e agora, qual delas te faz mais feliz? Você ainda está seguindo o seu estilo de vida "dormitório - local de trabalho - programas de transmissão" (rádio e televisão)?
R) Eu acho que é 50:50 (meio a meio). Eu gostava de me apresentar em frente a 2 pessoas em Daegu e gosto de me apresentar em frente a mais de 10 mil espectadores. Quando escutei minhas músicas antigas não pude deixar de me perguntar o porquê eu tinha feito aquelas faixas ridículas, mas isso foi quando eu estava transbordando de confiança, não importava se eu fazia grandes canções ou não. Esse período construiu uma boa base para ser quem eu sou hoje. Mesmo atualmente, eu ainda fico no meu espaço de trabalho durante todo o dia. Não estamos promovendo agora, então geralmente é "local de trabalho - carro - dormitório", mas eu me sinto confortável e feliz vivendo todos os dias com música.
P) Para J-Hope: Eu acho que você iria se sentir mais responsável como o capitão oficial de coreografia do BTS. Você é uma pessoa dotada de aegyo e beleza, que irradia positividade para as pessoas ao seu redor?
R) Sinceramente, foi duro durante os dias de trainee. Eu tentei o meu melhor para ajudar os 4 membros que não estavam encarregados da dança, fazendo-os perceber o quão agradável a dança pode ser porque pensei que estaria pressionando-os se eu os forçasse a praticar. Nós praticamos duro durante horas, até tarde, por isso sou grato aos nossos membros por seguirem o meu conselho. Minha personalidade sempre foi brilhante. Mas, com o nome de "esperança" e o amor dos nossos fãs acho que tornou-se mais brilhante depois da estreia. No entanto, espero que todos saibam que sou um homem sério quando estou focado.
P) Para Jin: Você é o mais velho, mas você também tem um lado maknae (membro mais novo). Os outros disseram que você é a mãe, como um hyung que cuida de toda a cozinha e limpa. Você ainda deixa os seus irmãos mais novos brincarem com você? Você ainda cuida deles? Seu rosto se parece com o de um ator, você já pensou sobre atuar depois do V?
R) Eu não quero mostrar seriedade e repreender os membros mais jovens só porque eu sou o mais velho. Rap Monster e Suga fazem o papel de hyungs responsáveis e confiáveis, então eu quero iluminar (animar) o humor. Acredito que as pessoas parecem mais jovens quanto mais agem como uma criança e mantém suas mentes jovens. Eu desisti de cozinhar porque era muito difícil. Os irmãos mais novos preferem comidas que entregam em casa do que os meus pratos (risos). Honestamente, eu realmente queria tentar atuar antes da nossa estreia, mas comparando com antes, meu desejo diminuiu após a realização de performances agradáveis. Quero me concentrar no meu trabalho em tempo integral e tentar atuar quando eu tiver uma chance.
P) Para V: Você faz o papel de mais novo Hwarang que é "um menino como o brilho do sol" no próximo drama da KBS2, "Hwarang: The Beginning". Como é a filmagem? Ouvimos dizer que você é muito sociável, mantém contato com Park Bogum todos os dias e que ambos foram para o parque de diversões juntos.
R) Essa foi a minha primeira vez atuando, então eu estava muito pressionado. Foi difícil durante o começo, mas graças ao ótimo drama, diretor, seniores e funcionários, eu me diverti nas filmagens. Os 6 de nós, Park Seojoon, Park Hyungsik, Minho, Do Jihan, Jo Yoonyoo hyungs e eu, somos muito próximos e desfrutamos da companhia um do outro. (Park) Bogum hyung e eu nos tornamos próximos porque temos personalidades e passatempos semelhantes e ele é um hyung muito bom e importante. Tivemos dificuldades em escolher o nosso destino e decidimos ir para o parque de diversões, mas nós não conseguimos brincar por muito tempo (risos).
P) Para Jimin: Você começou a dançar no 9º grau (ensino fundamental) e entrou na escola de artes de Busan (ensino médio) como um dos melhores, o que faz de você um dançarino incrível, mas ao mesmo tempo você também desempenhou um papel importante através da criação da voz encantadoramente única do BTS. Você também tem o apelido de "Jimdbag" (Jimin + Saco de Areia) porque você é o último membro no ranking do grupo. O que aconteceu com você?
R) Eu também penso muito sobre vocal e não só em dançar. Acho que ainda me falta muito como vocalista, então eu quero tentar o meu máximo para satisfazer a mim mesmo e me apresentar para todos com uma música melhor. Eu concordo que eu sou o último no ranking do grupo. Acho que isso aconteceu após ter sido abalado pelo nosso membro mais novo Jungkook. Eu costumava ter o apelido de "mãe do Jungkook", mas agora eu acho que transformou-se no "brinquedo do Jungkook" (risos). Eu não posso desafiá-lo, mas eu realmente não consigo dizer que não gosto das suas brincadeiras, então não posso fazer nada sobre isso.
P) Para Jungkook: Estamos curiosos, como você se sente sobre o seu apelido de "Golden Maknae". Você apareceu no "Flower Boy Bromance" com Lee Minwoo do Shinhwa. Que tipo de sênior ele é?
R) Estou feliz e grato por esse apelido, mas ao mesmo tempo me sinto muito pressionado. É porque eu, pessoalmente, sinto que ainda preciso melhorar de muitas maneiras. Quero aprender mais coisas e melhorar a mim mesmo para me adequar ao apelido. Lee Minwoo é um grande sênior, então eu estava inquieto, assustado e nervoso. Eu aprendi muito com ele. Meu sonho é me apresentar tão bem e de forma tão legal por um tempo bastante longo como o Shinhwa.
Fonte: Star1
Trad. [ENG]; @ Bulletproof_SG + @ Peachisoda
Trad. [PT-BR]; Bru & MiniMin @ The Rise of Bangtan
0 comentários:
Postar um comentário