No domingo, os nomeados para Top Artista Social no Billboard Music Awards incluíam nomes que não necessitavam de apresentação: Justin Bieber, Selena Gomez, Ariana Grande e Shawn Mendes. Mas nenhum deles foi para casa com o troféu – em vez disso, o grupo de K-pop BTS humildemente e empolgadamente aceitou o prêmio. O septeto coreano composto por Rap Monster, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook fez a sua estréia no tapete vermelho americano na noite do dia 21, mas a sua vitória no BBMAs dificilmente foi a sua primeira grande realização. Conheça esse grupo sensação nas mídias sociais e por que eles são o acontecimento do pop internacional para se assistir.
BTS escreve e produz um K-pop socialmente consciente.
Apenas uma olhada para o trabalho de Psy é prova suficiente de que as apresentações do K-pop tendem a focar em elaboradas faixas, malucas e contagiantes, com um olhar para o convencional ocidente, mas o BTS (um acrônimo para o termo coreano “Bangtan Sonyeondan” ou “Garotos à Prova de Balas”) se destaca como uma anomalia entre os seus colegas. Enquanto outras atuações do K-pop focam em canções sobre coração partido e festejar, o BTS conectou com sua audiência tocando em tópicos como saúde mental (a faixa do álbum de 2015 “Whalien 52” aborda sobre solidão), política (veja a colaboração do integrante Rap Monster com Wale intitulada de “Change”) e até o empoderamento feminino (“21st Century Girl” foi apresentado na televisão coreana). Por todo esse tempo, os integrantes vem participando em quase todas as suas músicas com seus créditos e estão assumindo maiores papéis de produção com os últimos lançamentos – também uma raridade no K-pop. O single de 2016, “Save Me”, tem os integrantes Rap Monster, Suga e J-Hope todos creditados como produtores e letristas.
Letra de "21st Century Girls"
Vídeo-clipe de "Save Me"
Eles esgotaram os ingressos das arenas dos EUA.
Antes desse ano, o BTS se apresentou em pequenos palcos em duas turnês americanas diferentes, mas a ‘2017 BTS Live Trilogy Episode III: The Wings Tour’ fez a banda vender todos os ingressos das arenas em alguns estados do país. A turnê foi originalmente preparada para incluir apenas três shows nos Estados Unidos, no Prudential Center em Newark, no Allstate Arena em Chicago e no Honda Center em Anaheim, mas, depois dos ingressos terem se esgotado em minutos, duas datas foram acrescidas em Newark e Anaheim.
BTS são vendedores gigantes ao redor do mundo.
Enquanto o BTS são gigantes no comércio da Coreia do Sul, com o seu álbum Wings em 2016 sendo o álbum mais vendido do ano na Coreia, suas vendas são fortes mesmo em territórios onde os fãs não falam o mesmo idioma dos garotos. Em sua primeira semana, Wings gerou 16.000 cópias, listado como número 26 do Billboard 200, tornando essa a maior classificação, e maior venda de um álbum de K-pop datado na América. O LP também estreou em 62° lugar nas classificações dos álbuns no Reino Unido, e a recém lançada versão japonesa de sua música Blood Sweat & Tears ficou no topo das classificações Hot 100 do Japão com mais de 200.000 cópias vendidas.
As probabilidades estavam acumuladas contra eles.
BTS nasceu em 2013 da BigHit Entertainment, uma gravadora e agência de gestão coreana relativamente pequena que era praticamente desconhecida até o BTS eclodir em 2015 com “I Need U,” o primeiro Top 10 hit do grupo em seu país. O K-pop atua com alguns sucessos em seu território – como Psy, CL, Wonder Girl, BIGBANG e Girls’ Generation – e todos vêm de enormes agências como a SM Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment que possuem anos de atos de sucesso sob suas mangas.
A quantidade de seguidores que eles possuem nas mídias sociais não é brincadeira.
Extraordinariamente, nenhum integrante do BTS tem uma conta individual nas redes sociais, mas a estratégia levou para números gigantescos nas suas contas em grupo no Twitter (onde 5,9 milhões de seguidores veem os integrantes postando mensagens pessoais, selfies e playlists), Facebook (4,3 milhões), YouTube (3,9 milhões), Instagram (3,6 milhões), e mais um adicional de 5 milhões no V app, popularmente conhecido na Coreia, onde artistas realizam transmissões ao vivo durante as quais os fãs de qualquer lugar do mundo podem conversar com o grupo. O sucesso deles nas redes sociais fez eles passarem 31 semanas, até agora, como número um no Billboard Social 50 chart, um ranking global dos artistas mais populares entre as plataformas online, um fato que certamente construiu o caminho para a vitória na noite passada.
Cr. Rolling Stone
Trad. [PT-BR] Ana @ TheRisingBTS
0 comentários:
Postar um comentário