Desde o início, todas as possibilidades estavam contra o boy group de K-pop, BTS.
Eles não apenas vieram de uma empresa pequena, comparada às gigantes do entretenimento da Coreia do Sul – SM Enterteinment e YG Entertainment – mas também debutaram em 2013, ano em que grandes estrelas do pop coreano como Girls’ Generation e EXO reinavam supremamente.
Mas, no último domingo, o grupo teve seus assentos na seção de artistas do Billboard Music Awards 2017, próximos ao DJ Khaled e Drake, concorrendo à categoria Top Social Artist contra o vencedor por seis vezes consecutivas, Justin Bieber. Para a felicidade dos fãs, quando o envelope foi aberto, BTS se tornou o primeiro grupo de K-pop a ganhar um Billboard Music Awards, e apenas o segundo artista coreano desde PSY, com “Gangnam Style” em 2013.
“Ninguém imaginou que esse pequeno grupo de K-pop vindo de tão longe poderia receber esse grande prêmio em Las Vegas,” o líder do BTS, Kim Nam-joon, mais conhecido por seu nome artístico “Rap Monster”, contou ao NBC News em Los Angeles dois dias depois da grande vitória.
O prêmio da Billboard é a conquista mais recente na série de sucessos do BTS nos Estados Unidos.
Todos os últimos quatro álbuns do grupo classificaram-se no Billboard 200, incluindo “Wings”, de 2016, que estreou na 26ª posição. O single de 2017, “Spring Day”, uma balada inteiramente no idioma coreano, que foi lançado durante a extremamente competitiva semana do Grammys, entrou no Bubbling Under Hot 100 e no ranking de singles do iTunes dos EUA, chegando ao 9º lugar em fevereiro. O BTS também é, atualmente, o artista de K-pop com mais entradas no Billboard 200. Além disso, eles acabaram de concluir sua turnê “Wings”, com cinco shows esgotados nos EUA, no último mês de abril.
Para os integrantes do BTS – Kim “Jin” Seok-jin, Min “Suga” Yoon-gi, Kim “V” Tae-hyung, Jeon Jeong-guk, Park Ji-min, Jung “J-Hope” Ho-seok, e Kim “Rap Monster” Nam-joon – ganhar foi um sonho realizado. Eles agradecem ao fandom, conhecido como “ARMY”, por terem a oportunidade de vencer na categoria por votos de fãs. E enquanto alguns podem minimizar a importância do prêmio de mídia social, o fato faz todo sentido para os integrantes do BTS, que abriram contas em grupo no Twitter, Instagram e YouTube quando debutaram. Eles utilizam perfis nas redes sociais para dar acesso aos fãs sobre suas vidas pessoais.
“Nós sempre tentamos mostrar o que estamos fazendo, produzindo, e o que estamos pensando,” disse Rap Monster, o único integrante fluente em inglês. “Eu acredito que a comunicação constante com os fãs foi a parte mais importante do nosso sucesso.”
Os tópicos de sua música também colaboraram para o sucesso. Ainda que eles não sejam o único artista ou grupo de K-pop a fazer isso, a música do BTS aborda assuntos que afetam a juventude, como a saúde mental e pressões da sociedade, juntamente com romance, o que conquistou vários ARMYs ao redor do mundo.
A vitória do BTS também é uma grande conquista para os fãs que desejavam ver o trabalho de artistas asiáticos vencer uma premiação na América. Enquanto alguns fãs se contentaram em ver seus favoritos pegarem a estatueta, muitos recorreram às redes sociais após os eventos do domingo para expressar a importância da vitória.
“É a maior honra para nós, asiáticos, se pudermos dar esperança a outros asiáticos que têm sonhos parecidos com o nosso, seja na música ou na arte,” disse Rap Monster.
bts is really now in all these western magazines.— S U N F L O W E R🌻 (@sunflowersjam) 23 de maio de 2017
breaking barriers, asian representation, bts did that.
cr.milklilies pic.twitter.com/iajmColkRP
O prêmio conquistado pelo BTS também é a vitória mais recente para a cultura coreana nos EUA. De acordo com os dados do MyMusicTaste, citados pela Billboard, os EUA é o terceiro país que mais recebe shows de K-pop no mundo, fora da Coreia, atrás apenas de Japão e China, mostrando um aumento consistente de shows de 2013 a 2016.
Similarmente, a KCON, a maior convenção de cultura coreana do mundo, recebeu 110.000 fãs durante sua quinta edição no ano passado, nos eventos de Nova York e Los Angeles – ambos liderados pelo BTS. O outro grande peso da cultura coreana, os K-dramas, também possui uma enorme presença nos EUA. De acordo com dados de análise da companhia comScore, o DramaFever, um serviço de transmissão de dramas coreanos, obteve 2.4 milhões de visitantes únicos em novembro de 2016.
“Nossa próxima meta é uma turnê mundial em estádios,” disse Rap Monster. “Mas, fora isso, nossa meta é permanecermos saudáveis e sermos amigos para sempre. Vida longa ao BTS.”
Cr. NBC News
Trad. [PT-BR]; Ellen @ TheRisingBTS
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