Nos últimos dias, de 6 a 7 de maio, fãs de todas as classes sociais se encontraram no ‘Mall of Asia Arena’ para ver, mais uma vez, o grupo de KPOP que é sucesso global, Bangtan Sonyeondan (BTS), incendiar o palco.
O septeto – composto por Rap Monster, Jin, Suga, J-Hope, V, Jimin e Jungkook – voltou ao país depois de um ano e realizou os dois shows do “2017 BTS Live Trilogy Episode III: The Wings Tour” em Manila.
Os dois shows esgotados foram uma mistura de performances de dança marcante, solos de tirar o fôlego, muito fan service, e algumas surpresas em Tagalog (ou Filipino) para os amados “A.R.M.Ys” filipinos – como os fãs são carinhosamente chamados.
Venda de produtos, Standees do BTS
Produzidas em seus melhores “look do dia”, - camisetas do BTS feitas por fãs, tiaras brilhantes e outros acessórios de show – fãs chegaram cedo ao local do concerto para participarem de uma variedade de atividades pré-show.
Muitas fãs esperaram na fila formada para a venda de produtos oficial da turnê. Enquanto isso, muitas outras seguiram para a fila de foto com os bonecos dos seus bias.
Um início explosivo e em chamas
A estrutura do palco foi grandiosa – um enorme palco principal, um palco secundário menor, outros dois mini palcos estendidos em ambos os lados, e três telões de LED em alta definição.
Antes do show começar, clipes do BTS foram exibidos em sequência ao som das fãs que cantavam, balançando suas A.R.M.Y Bombs (o bastão de luz oficial do fã-clube).
Quando o vídeo de abertura começou a ser exibido, as fãs foram à loucura.
Assim que o pano de fundo caiu, os integrantes surgiram de pé sobre o palco, em diferentes níveis de plataformas, acompanhados pelos deslumbrantes efeitos de fogo enquanto começavam a agitar a arena com “Not Today”.
Mais de 20 músicas em hits, medley, e solos combinados
Bangtan Sonyeondan apresentou mais de 20 músicas – uma combinação de seus maiores sucessos, o segundo álbum “Wings”, e álbum repackaged, “You Never Walk Alone”.
Eles subiram ao palco com as faixas mais populares dos álbuns antigos, como “Baepsae (Silver Spoon)”, “Dope”, “I Need U”, “Save Me”, e “Fire”.
O grupo também teve um medley de suas músicas mais antigas, “N.O”, “No More Dream”, “Boy In Luv”, “Danger” e “Run” e se espalharam pelas extensões do palco enquanto cantavam.
Os rappers exibiram as suas habilidades com “Cypher Pt. 4”, vestindo casacos de aparência cara, enquanto os vocais presentearam as fãs com “Lost”.
BTS também apresentou, pela primeira vez, faixas dos álbuns “Wings” e “You Never Walk Alone”, como “Am I Wrong”, “21st Century Girls”, “Blood, Sweat & Tears”, e “Outro: WINGS”.
Apresentações solo, coreografias impactantes, e momentos emocionantes
O grupo de sete integrantes demonstrou seus talentos individuais – habilidades vocais, de rap e de dança - quando cada um deles assumiu o palco para as apresentações solo.
O integrante mais novo, Jungkook, deu início com “Begin” – uma canção dedicada aos seus “irmãos mais velhos” do BTS – exibindo seu incrível jogo de pés ao dançar e excelentes vocais.
Jimin dançou poderosamente sua faixa, “Lie”, até mesmo quando vestiu uma venda nos olhos no meio da música. Seu palco foi enigmático com um lustre pendendo do teto.
O integrante da rap line, Suga, rendeu uma apresentação emocional de seu solo “First Love”, – cuja letra aborda como tema o piano de sua infância – acompanhado por um piano de cauda presente no palco, enquanto ele se entregava de coração ao rap.
O palco do líder, Rap Monster, “Reflection”, divergiu de suas faixas de rap habitualmente rápidas, emitindo vibrações tranquilas na arena.
V destacou seu solo “Stigma” com as tão aguardadas notas altas, que não desapontaram os fãs.
A apresentação solo de J-Hope, “MAMA” – canção dedicada à sua mãe – foi divertida e comovente. Com muito carisma, a 94-liner (nascidos em 1994) assumiu o palco enquanto fotos de infância eram exibidas no telão de LED.
Jin derreteu o coração de todas as fãs com sua bela e melancólica voz ao cantar “Awake”.
Mensagens comoventes e sentimentais em tagalog
Durante o concerto de dois dias, o grupo mostrou suas habilidades no tagalog.
“Nag-enjoy ba kayong lahat? (Vocês se divertiram?)”, o líder, Rap Monster, perguntou, recebendo altos gritos do público como resposta.
Outro integrante, J-Hope, encorajou os fãs de cada lado da arena a gritarem a plenos pulmões ao dizer “Sumigaw (Gritem)”. Em seguida, ele sugeriu que todos gritassem juntos. “Lahat tayo sumigaw (Vamos gritar todos juntos)”.
Os outros integrantes também receberam gritos animados ao dizerem frases fofas em tagalog. O mais velho, Jin, disse: “Gigil niyo si ako (Vocês estão ansiosas por mim)?” Suga, por ocasião, traduziu seu infame “kkaep jjang” (gíria coreana para “melhor, incrível”) para “Kayo pinakamagaling.”
Os mais novos, Jungkook e V, expressaram longas mensagens finais na forma coloquial do idioma, chocando a arena toda. “Ang bílis ng oras sana hindi na matapos... Itong concert namin! Di ba?”, V disse com intensidade nos olhos. Ele acrescentou: “Mahal ko kayo (Eu amo vocês)” no fim. “Gusto ko madalas tayo magkita... (Eu quero vê-los mais vezes)”, Jungkook disse. Ele também pediu para que nunca esquecessem que o BTS e os A.R.M.Y.s estão sempre juntos, apesar de toda distância. O integrante agitado, Jimin, parecia não conseguir superar as Filipinas quando mencionou que estava feliz de voltar à Manila. “Masaya akong bumalik as Manila.” “Mamimiss ko kayo (Vou sentir saudades)”, ele disse enquanto fazia uma pose fofa de coração com os dedos. “Kayo ang aming pakpak”, “Kayo ang aming pakpak (Vocês são as nossas asas).”Essa é uma das palavras mais notáveis em tagalog para se lembrar do grupo enquanto esteve por aqui. “Kayo ang aming pakpak.” J-Hope enfatizava sua tradução ao imitar o bater das asas de um pássaro. O ato rendeu-lhe algumas risadas, mas aquelas palavras definitivamente acertaram em cheio os corações dos A.R.M.Y.s filipinos.
Oceanos rosa e roxo, projetos de banner das fãs
Fãs das Filipinas preparam projetos para os dois dias de show em Manila.
Durante o primeiro dia, quando o BTS cantou “2! 3!” – uma música para os A.R.M.Y.s, fãs cobriram seus bastões de luz com plástico roxo, criando um oceano roxo.
Enquanto cantavam “Spring Day”, fãs cobriram seus bastões de luz com plásticos rosa e verde para produzir um poderoso oceano rosa com toques de verde, como uma referência às flores desabrochando na primavera.
Além dos projetos de oceano, os meninos notaram o projeto de banners em ambos os dias. Alguns integrantes até pegaram e seguraram enquanto mostravam os banners para todo mundo.
Rap Monster, em particular, mencionou um projeto de banner com sua frase em “Run”.
Confete rosa e despedidas
O grupo fenomenal fechou o concerto com a vencedora das paradas musicais, “Spring Day”.
Depois da apresentação, as luzes foram abaixadas enquanto os meninos apareciam com a última troca de roupa, revelando as camisetas da “Wings Tour”.
Fãs cantaram “Spring Day” enquanto confetes rosas, assemelhando-se às flores de cerejeira, caíam por todos os lados.
O BTS reverenciou cada lado da arena e se espalhou mais uma vez para interagir com os fãs em todos os cantos do palco.
“Wings Tour” é o terceiro concerto solo do BTS no país.
E como o integrante Suga mencionou, a “Wings Tour” esgotou mais uma vez, então talvez nós podemos esperar que a próxima turnê deles inclua as Filipinas de novo.
“2017 BTS Live Trilogy Episode III: The WIngs Tour” em Manila é realizado pela PULP Live World Producitions.
Cr. INQUIRER
Trad [PT-BR]; Ellen @ TheRisingBTS
0 comentários:
Postar um comentário