O BTS é, sem dúvida alguma, uma das maiores
atrações do K-pop no mundo.
Que a cada lançamento desde o debut deles, em
2013, o grupo continua quebrando recordes de visualizações no YouTube e
escalando recordes históricos nos charts da Billboard americana, apesar de
lançarem músicas exclusivamente em coreano.
Enquanto as mídias sociais continuam a colocar
a cultura popular num campo de batalha que vêm atravessando barreiras
internacionais, os artistas orientais têm adquirido bastante visibilidade no
ocidente, e ainda com uma enorme demanda. Neste caso, o BTS atualmente está
passando pelas Américas do Norte e Sul novamente, em sua turnê "Trilogy
Episode III: The Wings Tour", o mais recente ato deles fora da Coreia, apresentando-se
em arenas esgotadas em ambas as costas do continente.
Além de suas músicas viciantes (não intencionalmente)
como “Not Today”, “Spring Day” e “Blood, Sweat and Tears”, a coreográfica
insanamente animada e com visuais surpreendentes (tanto nos vídeo-clipes quanto
na ao vivo - eles são belos, só para avisar), os incrivelmente forjados
dedicados fãs, apelidados de A.R.M.Y, com letras que podemos nos
identificar, abordando temas de adversidade, nostalgia e empoderamento próprio.
E, é claro, os fãs que se esforçam tanto para apoiá-los
nos shows: os A.R.M.Ys que se mostraram "O Fandom Mais Leal" em 2016,
segundo a PopCrush, assim como "Melhor Grupo" e "Melhor
Álbum".
Agora, além da viagem dos sete integrantes e
sua tropa por toda América, o BTS parou para falar com a PopCrush sobre o seu
último lançamento (You Never Walk Alone), viajar numa turnê mundial e a chave
do sucesso. (Com certeza com muito sangue, suor e lágrimas).
Depois de milhares de votos em Dezembro,
'Wings' foi escolhido como o 'Melhor Álbum de 2016', o BTS ganhou o prêmio de
'Melhor Grupo de 2016' e o fandom A.R.M.Y ganhou o prêmio 'Fanbase* Mais Leal
de 2016' no ‘Fan Choice Awards’, da PopCrush. Vocês têm alguma mensagem para as
pessoas que votaram?
Nós gostaríamos de agradecer aos A.R.M.Ys do
mundo todo do fundo de nossos corações. Não conseguiríamos chegar lá se não
fosse o amor e o apoio de vocês. Nós sabemos que votar, escutar as músicas e
assistir aos vídeos consome tempo e esforço de vocês e isso significa muito
para nós. Obrigado!
O que inspirou o conceito da arte de ‘You
Never Walk Alone’?
O vídeo clipe de “Spring Day” é incrivelmente lindo.
O vídeo clipe de “Spring Day” é incrivelmente lindo.
‘You Never Walk Alone’ é uma história paralela
ou uma história suplementar do álbum anterior, ‘Wings’, e queríamos contar uma
história diferente que não foi contada em ‘Wings’. É por essa razão que os
integrantes do BTS parecem diferentes de alguma forma, talvez um pouco mais
casuais e jovens na arte de ‘YNWA’. A mesma ideia vai para o vídeo de “Spring
Day”. A história é baseada em velhos amigos que não se veem mais, e queríamos
ver a história no vídeo misturado com metáforas que adicionamos.
É incrivelmente difícil o K-pop quebrar
barreiras e atingir a América, mas vocês continuam crescendo nos charts
musicais e tendo recordes no YouTube. Existem rumores sobre lançamentos nos
EUA. Há alguma possibilidade de vermos isso acontecer?
Nós tentamos fazer o que fazemos de melhor como
BTS desde o nosso debut, em 2013, e isso é a força por trás de nosso recente
sucesso na América, quebrando charts musicais e recordes no YouTube (sem falar
no amor dos nossos fãs). O time e produtores com quem trabalhamos nos conhecem
muito bem e sempre escolhem a melhor forma para introduzir a música nova. Além
disso, acreditamos que o que tiver que acontecer, será um sucesso em nossa
visão.
A barreira da linguagem não parou os seus fãs
estadunidenses de curtir a sua música, mas vocês já consideraram fazer versões
em inglês dos seus maiores hits? Existem versões em inglês de músicas como
“Blood, Sweat and Tears” que ainda não escutamos?
Nós realmente acreditamos que as nossas músicas
são "trans-nacionais", que significa que não há barreiras em termos
de gênero musical ou letras, pois nós criamos músicas como se fossemos nós que
escutaremos. Não temos planos de fazer versões em inglês de nossos hits, mas,
nós ficaremos atentos e nos encaixarmos sobre as tendências musicais.
Há alguma diferença entre as plateias na Coreia
do Sul e na América?
Todos os ARMYs são apaixonados e entusiasmados!
Entretanto, os fãs na América se mostram mais ativos em relação a postar vídeos
de "Reagindo à" no YouTube. Se você procurar por “BTS reaction
videos” no YouTube, encontrará centenas de ótimos vídeos de fãs fazendo
interessantes e emocionantes reações de MVs do BTS. Alguns de nós gosta de
assistir a esses vídeos durante a viagem.
Qual é a parte mais animadora em estar se
preparando para um comeback? É gravar, ensaiar as danças, apresentar nos
programas de TV? E qual é a coisa que vocês menos esperam quando estão fazendo
o comeback?
Na verdade, é cada parte que você mencionou.
Para aqueles que contribuem escrevendo ou produzindo as músicas, como o Rap
Monster, Suga e J-Hope, isso se estende ao processo de pré-produção. Para todos
os integrantes, aprender os novos passos de dança, gravar a música e o vídeo
são igualmente animadores e desafiadores. Nós realmente ansiamos por cada
processo do comeback, pois assim nós crescemos e nos tornamos pessoas melhores,
assim como melhores artistas, dia após dia, ano após ano.
O que vocês estão mais ansiosos para fazer ou
ver enquanto estão aqui nos EUA?
Nós nos divertimos bastante encontrando nossos
fãs, indo à Times Square e andando pelas ruas e avenidas de NYC. Não sabemos se
teremos tempo, mas definitivamente gostaríamos de ir ao melhor restaurante de
carnes da cidade!
É fato que o BTS é popular. O que vocês acham
que faz o BTS ser tão amado no mundo todo?
Nós escrevemos nossas próprias músicas com
gêneros musicais que são tendência no pop mundial e tentamos contar a nossa
história/pensamentos através da nossa música. Os fãs simpatizam com as nossas
músicas pois eles passam por essas fases também. Nós também tentamos nos comunicar
com os fãs pelas redes sociais o máximo que pudemos sobre a nossa vida
cotidiana, assim eles podem se sentir mais próximos a nós. E frequentes
atualizações no YouTube com conteúdo próprio do BTS, como por exemplo os
Bangtan Bomb e BTS Episodes, que nos ajudam a nos manter como tendência!
Fonte: POPCRUSH
Trad. [PT-BR]; Yuri @ The Rise of Bangtan
Revisão; Bia @ The Rise of Bangtan
0 comentários:
Postar um comentário