Se inscreva para receber nossas notícias por e-mail

Escreva seu E-mail aqui

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

[TRADUÇÃO] Entrevista do Suga para a edição de Setembro de 2016 da revista Marie Claire.

Bruna Bernardo

Suga, o sonhador

Primeiro lugar na parada Mundial de Álbuns da Billboard, da dominação do chart da Oricon até uma turnê mundial cruzando a Europa e a América do Sul, incluindo uma turnê na Ásia com 150 mil ingressos esgotados. O BTS, que é inacreditavelmente hipnotizante enquanto quebram inúmeros recordes como um grupo de ídolos, sempre faz sua própria música além de serem artistas que dirigem suas apresentações. Através da maioria das músicas e apresentações ao estilo BTS, o grupo forjou um mundo inesperado de músicas feitas por ídolos, e no meio dos 7 homens está Suga, quem calmamente veio do underground para dominar o cenário principal da música por completo.

Suga está vivenciando seus 20 anos de idade enquanto repete um modelo de acertar a parede após correr em direção ao seu objetivo, levantar-se novamente e continuar em frente. Devido à isso, ele não queria perder sequer um momento que passava por ele. Assim, preencheu suas músicas com o cotidiano de sua vida que poderia desaparecer a qualquer momento. Ao invés do nome “Suga do BTS”, ele apresentou ao mundo uma mixtape com o nome de “Agust D”, que expressa livremente a beleza da experiência da juventude.

Pergunta: Após sua turnê mundial, você teve uma turnê pela Ásia, e eu ouvi que agora está tudo terminado. Viajar ao redor do mundo por quase 2 anos deve ter sido atordoador.

Agust D: Eu gosto. Estou vivendo a vida que sonhei quando era jovem. Tem um tempo de diferença de quase 12 horas no Brasil. É fascinante estar no palco, literalmente, do outro lado do planeta. Mesmo que eu durma um pouco menos, está tudo bem.

P: Mesmo atarefado, você lançou uma mixtape.

A: Eu escrevo músicas no avião enquanto vou e volto, e trabalhei (nas músicas) no quarto de hotel após o término dos shows. Agora, a segunda metade do trabalho está quase acabada e hoje, após terminar essa entrevista, eu voltarei a trabalhar mais.

P: Quais sãos os tipos de música?

A: Está cheia de faixas que você não pode escutar nas músicas do BTS. Em particular, o sentimento das letras é muito diferente. Eu me expresso abertamente a respeito do que penso sobre a juventude. Falo honestamente sobre mim mesmo. Sou o tipo de pessoa que gosta de produzir material à partir de coisas como a realidade que eu vivenciei nos meus tempos de adolescente até os meus vinte anos, minha rotina, meus conflitos e meus sonhos.

P: Parece que é normal você pensar profundamente sobre essas coisas.

A: É porque esse é o momento que estou vivendo agora. Se você escutar as conversas que eu tenho com meus amigos ou meu irmão mais velho, não ter um sonho concreto tem sido a minha maior preocupação. Eu vivi até aqui por me moldar ao que a sociedade quer, mas após me tornar um adulto e verdadeiramente encarar a realidade, é diferente do que imaginei. Mesmo que você procure muito por um emprego ou faça uma prova para faculdade, seus pensamentos se tornam mais abundantes.

P: Então, que tipo de “20 anos” é a juventude que Min Yoongi está vivendo?

A: Eu acho que só vou saber se estou vivendo bem depois que um pouco mais de tempo passar, mas posso garantir que estou vivendo uma vida satisfatória.

P: Sua mixtape é um produto perfeito produzido por você, onde você escreveu as músicas, as letras e até produziu as faixas. Você deve querer ser um pouco ganancioso* e deve haver muitas coisas que você gostaria de incluir, certo?

A: Já que fiz tudo pelas minhas próprias mãos, minha ganância parece crescer. Além disso, tenho uma personalidade em que não consigo fazer as coisas de qualquer maneira. Eu foco no ponto mais alto da finalização. Especialmente, quando faço uma tracklist, eu me preocupo bastante. Como devo colocá-las juntas (as músicas) para que possam fluir e como passar com clareza a história que quero incluir. É uma mixtape que fiz meticulosamente como se fosse um álbum completo.

P: Mas ao invés de um álbum completo, você escolheu a forma única de uma mixtape.

A: Por uma razão simples. Eu comecei com o propósito de tentar tudo o que eu queria tentar. Enquanto pensava que apenas deveria me expressar com transparência. Queria tentar mostrar uma música que foi feita como eu tinha pensado, a direção que meu coração tomava. Eu trabalhei com bastante liberdade, tanto no gênero quanto nas letras.

P: A música que você fez livremente é diferente da música com a qual você trabalhou como parte do BTS?

A: Claro. Assim como minha música foi lançada como “Agust D”, ao invés de “Suga”.

P: Mesmo antes de suas atividades com o BTS, você produziu música por muito tempo. Você lançou uma mixtape antes da sua estreia, não?

A: O que eu lancei naquela época é o tipo de qualidade que você não deveria escutar. (risos) Meus pensamentos mudaram muito nos últimos 3 anos que estive trabalhando com o BTS. Honestamente, eu estava desencorajado após ser lançado como ídolo. Eu fiquei “Eu sou uma pessoa que vem fazendo música continuamente desde jovem, mas agora que sou um ídolo, as pessoas vão me olhar diferente, certo?”. Mas esses eram pensamentos inertes. Não importa como olhe, existem coisas que mudaram, mas parece que agonizei sobre o assunto e estrangulei o pesado significado de tudo isso sem razão alguma. Eu estava nesse estado severo e sério.  (risos). As coisas que naquela época pareciam que eram moldes que me prendiam, agora são mais parecidas como cercas. Meu coração se tornou mais confortável. Eu também me livrei de algumas teimosias quanto a música. Como devo dizer? Parece que minha perspectiva se tornou maior se comparada com antes.

P: Parece que você passou por um tipo de processo de crescimento.

A: Sim. Parece que sim. Minha auto-confiança se tornou mais forte. Todos os membros do BTS são assim. Nós 7 temos nossos pensamentos sobre as coisas, mas descobrimos uma forma de combiná-los e nossa confiança no palco se tornou mais forte. Nossa musicalidade, coreografia, apresentação, cenário, entre outras, são todas importantes individualmente, mas eu acho que apenas quando juntamos todas essas coisas é que podemos fazer um produto final. Estando no palco, incondicionalmente temos que fazer o melhor. Queremos mostrar muito mais do que é esperado pelos fãs quem vêm ao show ver nossas apresentações.

P: Já que você é ganancioso quanto às apresentações, parece que você compartilha muitas discussões sobre música com os membros.

A: Todos nos trabalhamos individualmente e depois consultamos uns aos outros, apenas depois de organizar as coisas que fizemos sozinhos. Porque se conversamos apenas sobre trabalho, ficamos estressados.

P: De onde é tirada sua inspiração para seu trabalho?

A: Coloco tudo em infinitos lembretes o tempo todo. As coisas que penso a qualquer momento, emoções súbitas, palavras que aparecem em minha mente do nada ... eu escrevo tudo. Às vezes, ideias muito boas surgem 2 ou 3 anos depois, enquanto estou olhando coisas que escrevi após apenas encarar por algum tempo, sem pensamentos. Também escuto bastante músicas de outros artistas.

P: Que música está escutando atualmente?

A: Eu gosto das letras que Lupe Fiasco escreve, e recentemente eu estou escutando as novas coisas do rapper Americano Desiigner e as músicas do rapper YG. Entre os artistas coreanos, tem um time chamado XXX, e suas músicas são muito boas. Ah, e os vocais da Suran, eu deparei-me com ela pela primeira vez através de seu álbum demo, mas eu realmente gostei dele, e agora ela trabalhou comigo como participante nessa mixtape.

P: Já que você escuta bastante música e gosta de se focar em pensamentos e emoções, deve ser importante para você ter um tempo seu.

A: Isso mesmo. É uma necessidade ter um tempo para mim. Houve momentos em que sentei sozinho em meu estúdio por 10 horas. Apesar de que, honestamente, eu estava apenas passando o tempo por 8 horas e trabalhando por 1 hora. (risos) É importante ter um tempo onde posso organizar meus pensamentos com calma em um quarto, sozinho. Eu fico sobrecarregado se fico sem esse tempo para mim.

P: Qual é o seu verso favorito entre os que você escreveu enquanto estava sentado sozinho?

A: "Porque o amanhecer é mais escuro antes do sol nascer, mesmo num futuro distante, não esqueça quem é hoje", da faixa 'Tomorrow'. Eu gosto de letras com esse sentimento. Conteúdo relacionado com conforto e desenvolvimento. Eu quero fazer música com as quais as pessoas possam se simpatizar facilmente.

P: Agora que conversamos por um bom tempo, é tudo apenas sobre música.

A: Se você me perguntar sobre meus outros interesses ... uh, colecionar equipamentos de música? Comprar coisas como anéis, cordões e pulseiras? Não tem muito. (risos)

P: Quando olho as contas do BTS nas redes sociais, parece que a atmosfera é bem animada. Suga, você parece ser do tipo quieto.

A: Eu posso ser animado às vezes, mas eu não gosto de coisas escandalosas. Mas no chat com os membros, as coisas são sempre malucas. Somos muito engraçados. Eles tiram fotos feias de si próprios e compartilham, tiram fotos feias dos outros sem permissão e compartilham. Ontem alguém postou um vídeo de Yang Sehyung-ssi** e foi uma loucura. Tinha tantos “LOL”. É difícil para todos trabalhar e fazer as atividades, mas nós rimos juntos e conversamos, assim podemos apoiar um ao outro e nos dar bem.

P: Você tem esse time chamado BTS que compartilha as felicidades e tristezas, e você fez uma mixtape cheia de músicas que queria fazer. Mesmo com as preocupações, parece que você viveu 20 anos bem produtivos.

A: Ainda tem um monte de coisa que eu quero fazer. Eu quero ser melhor. Vou continuar fazendo música por um bom tempo. Vou continuar grudado nesse chão. Meus 20 anos serão vividos de maneira jovial, e quando eu chegar aos 30 e 40 anos, irei viver de maneira que se ajuste a alguém dessa idade.

Notas: 
- *Quando eles dizem “gananciosa”, não quer dizer de maneira ruim, apenas significa que ele tem um grande desejo.
- **Yang Se-hyung é um comediante coreano famoso.

Cr: Marie Claire
Trad. [ENG]; @ friedeggkingdom
Trad. [PT-BR]; MiniMin @ The Rise of Bangtan

Bruna Bernardo / Author & Editor

Saiba mais sobre nossos membros
Integrantes da fanbase

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib