Se inscreva para receber nossas notícias por e-mail

Escreva seu E-mail aqui

terça-feira, 18 de julho de 2017

[ENTREVISTA] A OSEN entrevistou o Bang Sihyuk, que revelou segredos do BTS!

Unknown

"BTS = rebelião dos ‘Baepsaes¹’?"

Eles fizeram a sua estréia em Junho de 2013, e já estão indo para o seu quarto ano. Eles, gradualmente, trilharam o seu caminho até o topo, desde os prêmios para novatos, e, em dois anos, eles ganharam o primeiro prêmio de primeiro lugar em um programa musical, e, um ano após, eles tornaram-se os ganhadores de um troféu Daesang, na cerimônia musical de fim de ano. Eles cativaram os palcos internacionais e dos Estados Unidos, porque o palco de casa não é grande o suficiente, e eles se tornaram o grupo de Kpop amado pela Billboard. Eles são o grupo que está escrevendo um recorde espantoso. Eles são o BTS.

O BTS está sob a BigHit Entertainment. O compositor Bang Sihyuk é o representante da companhia, e é verdade que o tamanho da empresa é diferente comparado com as grandes companhias. Mesmo assim, ele ainda levou o BTS ao sucesso e, em um piscar de olhos, ele está liderando a indústria de música coreana. Nós, recentemente, fizemos uma entrevista escrita com o CEO Bang Sihyuk, que escreveu a “história de sucesso dos ‘Baepsaes’”. Nós fomos capazes de ver sua afeição pelo BTS, o segredo por trás do sucesso do grupo, e os planos futuros.

• Nós vamos perguntar-lhe de maneira franca. Qual poderia ser o segredo por trás do sucesso do BTS?

"Eu, sinceramente, não tenho certeza. Depois de compilar as observações dos fãs, jornalistas e críticas após o sucesso do BTS, eu acho que é porque eles têm uma boa apresentação, eles estão atualizados com a tendência na música mundial, e eles falam sobre suas próprias histórias com a sua música. Os jovens do mundo se identificam com suas canções. Eu acho que a interação através de várias redes sociais criou uma sensação amigável, o que também poderia ser um segredo.”

• "Trilogia Escolar", "Séries HYYH", etc. Você liderou o quesito "Séries", certo?

"Mesmo os grupos mais antigos fizeram séries como essa, mas, pode-se dizer que, o BTS usou esse conceito por um longo tempo. Entretanto, a nossa empresa não gosta de planos atípicos. Outros podem discordar, mas nós não confiamos em ideias brilhantes. Nós temos uma filosofia firme do BTS falando sobre suas próprias histórias. Desde que estávamos tentando expressar isso, a quantidade se tornou muito grande para colocar em um álbum. Nós decidimos dividir a história em pedaços porque colocar tudo forçadamente em um álbum só faria com que ele parecesse desorganizado. Não foi uma visão de conceito única. Nós meramente dividimos a história.”


• Parece que a cor atual do BTS mudou um pouco em comparação com a época em que debutaram.

"Eu acho que isso vai mudar conforme o ponto de vista. Um conceito é importante na indústria dos ídolos, então, de acordo com os conceitos visuais e musicais, o BTS de fato utilizou várias cores. Nós ouvimos comentários como ‘Eles não estão diferentes?’, ‘O BTS mudou’, mas, dentro da companhia, nós não podemos usar expressões como ‘mudar’ e ‘transformar’. Porque nós não mudamos a nossa perspectiva de falar sobre as histórias dos jovens de 10 a 20 anos. Nós estamos somente seguindo a música, o estilo e a tendência que é adequada à idade dos integrantes durante aquele período. Os fãs poderiam ter deixado o grupo se nós tivéssemos traído o conceito original, mas eles não deixaram, então eu acho que eles percebem a consistência do grupo. Desde quando eles debutaram até agora, o BTS vem falando sobre suas histórias, as histórias de sua geração, e as histórias que eles querem esconder de forma verdadeira, nós nunca decidimos ‘devemos tentar esse conceito para esse álbum?’.”

• Os integrantes têm lançado, ativamente, as suas próprios mixtapes e atividades de colaboração.

"Os integrantes são livres para decidir nesse tópico. Não é um direito nosso (empresa) interferir com a música deles. A companhia pode ajudar os integrantes a completar uma música de alta qualidade, mas, eu acredito que, a companhia não deveria mexer nas direções musicais dos integrantes. A intenção dos integrantes é a coisa mais importante. Antes deles trazerem as canções para mim, eles revisam consigo mesmos e com os produtores, então, como sua empresa, nós apenas decidimos se a canção tem a qualidade para ser apresentada aos seus fãs. Os integrantes recebem muitas ofertas de colaboração de pessoas na Coreia e no exterior, mas eu não interfiro nisso de maneira alguma. Há uma regra. A companhia só dá suporte ao artista quando os cantores recebem contatos e concordam em trabalhar juntos. A companhia não ofereceu sugestões depois de completar o fato mais importante.”

• Os integrantes do BTS são ativos nas contas de redes sociais.

"Nós mantemos os integrantes livres. Até isso não foi planejado intencionalmente, como uma estratégia de marketing. Nossa companhia tem essa cultura de não ser boa em algumas coisas. Contudo, nós pedimos aos integrantes para não criar contas individuais, porque isso não é a cultura de uma equipe, então eles criaram uma conta desde antes da sua estréia. Todos os integrantes têm um bom entendimento de que essa é a conta do grupo e eles gostam de usá-la. Nós todos amamos a ‘cultura dos fãs’, então eles criam um círculo virtuoso. Os integrantes criam tantos conteúdos por conta própria, que fica difícil para nós postarmos tudo nas redes sociais."

• É interessante que não haja nenhum integrante estrangeiro, quando eles são um grupo com um grande fandom internacional.

"Honestamente, eu não esperava tanta resposta do exterior para o BTS. Quando nós lançamos o grupo, nós tentamos manter a virtude mínima como um grupo de ídolos de Kpop. Eles tiveram uma boa apresentação e não se apoiaram somente em música na produção geral, prestando atenção em detalhes como os figurinos e vídeos musicais. As preocupações dos jovens são algo universal, e isso não segue a moda, então eu acho que isso fez os fãs internacionais se identificarem. Além do mais, o Youtube teve um papel importante em tornar mais fácil o acesso aos conteúdos para os fãs globais. Fãs do BTS traduzindo vídeos para recrutar novos fãs internacionais está se tornando uma cultura. Eu fico grato. Recentemente, houve um incidente surpreendente. Uma escola de dança na Estônia, um país perto do mar báltico, criou uma ‘aula de dança de BTS’. Foi, realmente, impressionante."


• Como foram as turnês recentes na América do Sul e do Norte?

"Foi realmente acima do que eu esperava. Eu sabia que o grupo tinha recebido uma boa resposta dos EUA, mas a América do Sul mostrou um interesse intenso. A resposta explosiva deles, antes do começo das vendas dos ingressos, foi incrível, e, enquanto nós viajávamos para Los Angeles, América do Sul e América do Norte, eu fiquei surpreso em ver o fandom do grupo aumentando. Eu não conseguia acreditar que o BTS era assim tão grande (risos). Honestamente, nós fomos capazes de ter todo esse sucesso por causa da geração anterior de cantores de Kpop e de suas companhias. Isso nos fez sentir responsáveis por abrir o caminho para o mercado ocidental para os nossos juniores do futuro."

• Como você se sente sobre o BTS sendo referido como “Baepsae”?

"Nós não fomos os primeiros a usar essa expressão. Entretanto, existem algumas pessoas que pensam que nós estamos nos comparando com outros grupos, como uma estratégia de marketing, e eu não gosto dessa opinião. Eu direi, claramente, que nós não queremos um marketing assim. Não importa se nós gostamos ou não gostamos da expressão ‘Baepsae’. É verdade que o BTS obteve sucesso de uma companhia que não tinha nenhuma reputação de marca. Nós começamos sem vantagens, e nós, de fato, atingimos o sucesso, então a expressão ‘Baepsae’ é compreensível, mas nós esperamos que vocês parem de se equivocar achando que estamos usando isso como uma estratégia de marketing.”

• Algo que o BTS não tem são rumores de más relações entre os integrantes.

"Não há rumores de relações ruins porque eles não têm uma relação ruim na vida real. Eles morrem uns pelos outros porque se gostam. Pequenas brigas aparecem ocasionalmente, porque eles são 7 garotos, mas nós ensinamos a eles a resolver os problemas dentro do grupo, mesmo que eles brigassem antes mesmo da sua estréia. Os integrantes seguem 100% isso. Todos os 7 se dão muito bem e isso me faz pensar como é possível que eles não tenham nenhum problema. Eu acho que essa é a chave para se tornar um grupo duradouro como o Shinhwa.”

• É verdade que os antis vão aumentar conforme eles ganham mais popularidade.

“Eu acho que existe um nível que nós podemos comportar. Nós consideramos que, os usuários que nos ofendem ou ofendem os integrantes baseados em rumores, estão muito além de apenas comentários negativos ou de antis. Nós já reportamos casos à polícia. Isso não é algo que podemos perdoar. Não é verdade que mentir e amaldiçoar por trás do anonimato é uma cultura inaceitável? Eu acredito que outros, fora desse nível, caem sob a liberdade de expressão. A internet é uma sociedade que garante o anonimato e a igualdade. Contudo, eu não posso ficar sentado e assistir algo que passe por cima dessa norma. Nós vamos continuar a suportar todo o tempo e custos para confrontar fortemente. Acima de tudo, os integrantes se sentem machucados e eles sofrem. Eles ainda são jovens. Eles sofrem mais quando começam rumores sobre suas músicas e conteúdos. Agora, nós acreditamos que alguns usuários passaram dos limites, então para proteger nossos integrantes, nós demos um passo à frente ao tomar medidas firmes e não aceitar nenhuma negociação.”



Quando o PSY assumiu a Billboard com “Gangnam Style” pela primeira vez em 2012, a nação inteira o apoiou em consenso. 5 anos depois, BTS escreveu uma nova história. Eles tiveram a honra de ser o primeiro grupo de ídolos do K-pop a ser nomeado para “Top Social Media Artist”, no Billboard Music Awards 2017.

Você pode adivinhar o nível somente olhando para os indicados. Justin Bieber, Selena Gomez, Ariana Grande e Shawn Mendes são as estrelas nomeadas. Os fãs começaram a votar no dia 1° de maio e não há nada que podemos fazer além de confiar no seu poderoso fandom coreano e internacional, ARMY. Até mesmo o líder da Bighit Entertainment, Bang Sihyuk, é cauteloso, mas ainda tem grande expectativa.

• BTS é um grupo de garotos altamente elogiado pela Billboard. Qual poderia ser o segredo?

"Eu acho que é porque nós, continuamente, desvendamos nossa história pela música. Não existem muitas equipes entre os cantores de Kpop que falem sobre suas histórias. Por outro lado, há muitos cantores que falam sobre suas histórias nos Estados Unidos. O BTS tem tocado corajosamente nos assuntos que podem ser considerados arriscados. Eu acho que foi revigorante para os críticos ocidentais. A Billboard está escrevendo artigos de com esforço ao ponto de que pode parecer a promoção de nossa empresa. O artigo recente deles sob o título ‘O Kpop consciente pode atravessar?’ permanece em minha memória. Eles realmente capturaram as histórias que nossos garotos e eu escrevemos na nossa música para expressar as emoções sentidas por nossos jovens do presente.”


• Parece que o BTS é mais reconhecido no exterior do que na Coreia?

"Eu acho que isso é verdade. Porém, não ficamos desapontados, é que nós conhecemos muito bem sobre nós mesmos. Nós temos um alto reconhecimento através das notícias na Coreia mas, honestamente, é verdade que o BTS não é considerado como um grupo que se tornou grande por causa de sua canção, portanto nós não estamos desapontados. Minha adoração pela cultura e música americana é forte, porque eu, pessoalmente, cresci ouvindo e assistindo a música e cultura dos Estados Unidos. Essa é a razão pela qual eu conduzo a música do BTS a corresponder a essa direção. Entretanto, o BTS é um grupo de Kpop, então, além da música, nós tentamos condizer com o nosso lado (Coreia). O estilo de apresentação do BTS se parece com a coreografia de grupo sincronizada do Kpop, mas nós também combinamos as performances dos EUA que estão na moda. Eu acho que isso explica o porquê eles são amados na Coreia e no exterior?”


• BTS foi nomeado para o prêmio da Billboard “Top Social Media Artist” desse ano.

"Nós, de verdade, nem imaginávamos isso. Eles lançaram o vídeo dos indicados e o BTS apareceu exatamente aos 7 minutos e 30 segundos. Chances de ganhar? Não. Claro que vai ser incrível se eles ganharem o prêmio mas eu já me sinto encantado em ver que eles foram nomeados. Não será algo fácil, já que os outros indicados são muito fortes, mas esse prêmio é presenteado pelos fãs, então eu acho que vou colocar uma pequena esperança nos nossos apaixonados fãs, ARMYs. Contudo, eu rezo de mãos juntas para que eles tenham a chance de atender à cerimônia de premiação ao invés de ganharem o prêmio. Acontece que iremos estar livres nesse dia. Nós não recebemos o convite ainda, mas os nossos integrantes têm grandes esperanças e eles estão nervosos.”

• Eles estrearam em junho de 2013 e, de repente, é quase o quarto ano deles. Como você se sente?

"Eu estou orgulhoso. Eu sou uma pessoa muito gananciosa e ambiciosa. No início, eu tinha a ideia de criar o ‘cantor que irá ganhar o Daesang’, ‘o melhor cantor coreano’, sem nenhuma base. As pessoas riam e algumas sentiam pena de mim de tempos em tempos. Acima de tudo, até os próprios integrantes não acreditavam que eles poderiam alcançar isso. Eu acho que eles apenas pensaram, ‘Nossa empresa fará o seu melhor’. É por isso que os integrantes se identificaram com o meu sonho um pouco depois. Porque os integrantes começaram a ver e sentir os resultados com os seus próprios olhos. Honestamente, quando eles ganharam os Daesangs no ano passado, essa conquista não me fez ficar ‘uau’. Esse é o porquê de eu não conseguir acreditar na recente conquista deles. Nos Estados Unidos que eu tanto ansiei, o BTS foi amado por quem eles são, com a música em coreano. Eu estou impressionado que eles tenham obtido sucesso em tal extensão.”



Em junho de 2013, o BTS ambiciosamente debutou, cheios do tradicional swag do hip hop, o que é difícil para um ídolo fazer. Os sete garotos que questionaram, “Cara, qual é o seu sonho?”, instantaneamente capturaram os corações dos fãs adolescentes. O álbum de estreia “2 COOL 4 SKOOL” vendeu 60 mil cópias, e com o passar do tempo, eles se tornaram mais poderosos.
Eles venderam 100 mil cópias com o seu segundo álbum, “Skool Luv Affair”. BTS, que continuou a crescer, lançou o seu primeiro álbum, “Dark & Wild”, em 20 de agosto de 2014, em somente 1 ano e 2 meses desde a estréia do grupo, e seu álbum EP, lançado em abril de 2015, sob o nome de “HYYH pt 1”, com a faixa-título “I NEED U”, fez o grupo ganhar o primeiro lugar em um programa musical. Depois de crescerem como os respeitados cantores número 1, eles obtiveram os Daesangs nas cerimônias de premiações musicais no fim do ano passado, desenhando uma digna curva de crescimento. E, agora, eles são as crianças orgulhosas do Bang Sihyuk que estão dominando o mundo.


• Como você recrutou os atuais integrantes?

“Eu, honestamente, prefiro pessoas que são mais seletivas com música do que aquelas que escutam muitas canções diferentes. Eu ouvi as músicas desse cara chamado Pdogg, de Gimhae, e o trouxe imediatamente para Seoul porque senti que ele tinha escutado muitas canções de hip hop. As pessoas do hip hop ao redor dele me apresentaram o Rap Monster, e até eu escutei suas canções, e em minha opinião, ele era realmente bom. Eu senti um chamado de que definitivamente deveria debutar aquele garoto. O gerenciamento da Empresa disse que seria difícil para ele crescer muito se ele não fosse um ídolo, então eu decidi criar um ídolo do hip hop. Nós abrimos as audições e foi onde eu conheci o Suga e ensinei hip hop para o Hoseok (J-Hope), que costumava ser um dançarino enquanto eles moravam juntos. Nós, gradualmente, formamos os integrantes dessa maneira, e foi assim que criamos o atual BTS.”

• Por favor, gabe-se dos integrantes.

“Eu tenho vergonha de falar sobre os integrantes individualmente, mas nós fomos capazes de chegar a essa posição por causa da paixão musical deles. A paixão deles por música é enorme. Eu acho que esse é o dever dos cantores, você não acha? Os sete são muito sábios. Eles são sábios como um time também. Cada integrante entende o seu dever no time e o que eles deveriam estar fazendo. Como eles poderiam não discutir quando são sete homens juntos? Mas eles tentam resolver o problema como um time, e não individualmente. Eles são dignos de elogios, puros e todos são muito legais. Eles não são legais no sentido de serem bobos, mas, impressionantemente, eles não são como as celebridades. Garotos de boa natureza, com bom senso e opinião, são o Rap Monster, Suga, J-Hope, Jin, V, Jungkook e Jimin do BTS. Até eu mesmo fico maravilhado quando estou com esses garotos, e muitas vezes eu aprendo com eles.”

• Você deve estar orgulhoso de ver eles crescendo pessoalmente e não apenas pelos negócios.

"Eu conheci o Rap Monster pela primeira vez quando ele estava no 9°Grau (último ano do ensino médio), então eu o conheço há 7 ou 8 anos. Eu compartilho as emoções dos fãs deles. Ele começou a treinar muito novo e fez a sua estréia, então é divertido assistir sua personalidade mudar dos dias de trainee comparado ao agora. Honestamente, o Jungkook nunca podia cantar quando nós o pedíamos para cantar durante o seu tempo como trainee. Ele se contorcia e ficava inquieto por 15 minutos, porque ele era tímido. Ele foi até mesmo avaliado pela empresa, se era possível para ele debutar, porque ele não tinha tanto talento (ele não conseguia mostrar todo o seu talento pela vergonha). Mas, agora, ele se tornou um membro tipo beagle², não é? As personalidades deles mudaram, mas a personalidade de Jin, o hyung mais velho, não mudou de forma alguma. Ele é uma pessoa muito, muito sensata. Ele é um bom rapaz que segura os outros integrantes para que eles não passem dos limites."

• O que você quer deles como o representante da Empresa?

"Musicalmente, eu desejo que eles continuem a fazer o que fazem. Eu espero que eles continuem a fazer música porque eles querem e se sentem bem fazendo isso, não porque é o trabalho deles. Eu espero que eles cresçam para que eles façam suas músicas como artistas individuais no futuro. Honestamente, há integrantes que não conseguem trabalhar sozinhos neste momento. Eu quero que eles se desenvolvam adequadamente e continuem a escrever letras sinceras.”


• Você frequentemente bebe com os integrantes?

"Nós bebemos juntos para celebrar quando o mais novo, Jungkook, tornou-se um adulto, mas nós não fazemos isso com frequência. Os integrantes não são muito bons em beber. Pelo menos o Suga bebe um pouco mais, mas, sendo eu uma pessoa que bebe muito... Um dos integrantes cometeu um erro quando nós bebemos juntos, então todos nós estamos tentando reduzir. Contudo, eu dificilmente consigo vê-los porque a agenda do BTS é lotada.”

• Há planos para um subgrupo do BTS, e um grupo “irmão”³ do BTS?

"Todas as possibilidades para subgrupos do BTS estão abertas. As decisões dos integrantes são importantes também. Entretanto, os membros decidiram focar no time agora. Mesmo um novo grupo “irmão” do BTS é discutido dentro da empresa, mas nada foi decidido. Nós temos sim um número considerável de trainees, mas nós ainda não temos certeza do que fazer. Essa é uma coisa que deixamos clara, porém nós não temos nenhuma trainee do sexo feminino. Eu acho que vi postagens sobre “Grupo de garotas da mesma empresa do BTS” na internet, mas nós não temos trainees mulheres.”
 
• O BTS, ocasionalmente, é mencionando como um modelo entre os ídolos novatos.

"Nosso conselho musical para eles seria o de nunca perder a paixão pela música, e de não esquecerem a importância dos seus fãs, são os nossos únicos conselhos, porque essas coisas são difíceis de manter. Eu, pessoalmente, não gosto do conselho “não perca a sua intenção original”. Você deve receber um tratamento melhor quando você crescer, certo? Por isso que nós tentamos crescer. Desde que eles não esqueçam a sua gratidão pelas pessoas que os fizeram se tornar bem sucedidos, e não percam a sua paixão musical, eu acho que eles todos irão bem. Especialmente porque os fãs dos ídolos sacrificam suas próprias vidas para dar suporte aos ídolos.”


• Você deve estar bastante agradecido ao fandom, ARMY.

"O fandom deles nos Estados Unidos é o maior entre os fandoms internacionais. Mas a tendência do nosso fandom global é igual. Surpreendentemente, os fãs não são agressivos, e eles pensam muito sobre o interesse público. Eles se uniram por causa de um denominador comum, o BTS, e, como um grupo, eles dizem que eles todos devem agir com boa intenção, e isso me deixa orgulhoso. A tendência deles combina bem com a dos integrantes e da empresa. Eles são chamados de ARMY, mas eles não são assim tão violentos. E, de modo geral, há muitos fãs do sexo masculino. Esse é também um dos nossos orgulhos.”

• Você tem alguma meta final ou absoluta?

"Eu não sou o tipo de pessoa que tem algo assim. Eu, meramente, faço o nosso melhor para cada coisa que me é dada. Eu quero mostrar aos fãs que o BTS está crescendo constantemente. Até os integrantes pensam o mesmo. O crescimento deles vai parar eventualmente, mas nós iremos fazer o melhor para não deixar que isso aconteça. Mesmo que eu queira que o BTS cresça sem parar até eles se juntarem às forças militares, eu acho que só Deus sabe o que irá acontecer depois disso. Eles ainda não alcançaram o topo. Esse é o começo. Nós devemos trabalhar duro.”

•  Você tem algo para dizer aos fãs, em nome dos integrantes do BTS?

"Os fãs fizeram com que fosse 100% possível para o BTS chegar a esse ponto. Eu e o BTS fazemos a música que queremos somente porque é o nosso trabalho, e nós chegamos onde estamos agora com o amor dos seus fãs. Os fãs continuarão a ser a prioridade número 1, e nós continuaremos a trabalhar com música assiduamente, por isso, eu espero que vocês continuem a amar o BTS. Obrigado e obrigado novamente.”  

-----------------------------------------------------------

¹Baepsae: traduzido literalmente como “colher suja”, significa, na Coreia, uma geração de jovens que cresceram em uma casa pobre e tem pouco suporte financeiro. Essa é uma referência aos integrantes do BTS, que começaram de forma simples e sem apoio financeiro.

²Beagle: assim como os cachorros dessa raça, pessoas engraçadas e brincalhonas.

³Grupo irmão: ele quis dizer um grupo novo na empresa, sendo então considerado um irmão, desde que o BTS é considerado um “filho” para a empresa.

Cr. OSEN 1, 2, 3
Trad. [ENG]; Peachisoda 1, 2, 3
Trad. [PT-BR]; Ana @ The Rise of Bangtan

Unknown / Author & Editor

Saiba mais sobre nossos membros
Integrantes da fanbase

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib