Se inscreva para receber nossas notícias por e-mail

Escreva seu E-mail aqui

segunda-feira, 24 de julho de 2017

[TRADUÇÃO] BTS : WINGS CONCEPT BOOK - PARTE 1

Unknown

WINGS
CONCEPT BOOK
{PARTE 01}


***
SUMÁRIO

1. O COMEÇO
O MUNDO DE 'WINGS'
2. CURTAS-METRAGENS
3. TRAILER DO COMEBACK

4. FOTOGRAFIA

5. BLOOD, SWEAT & TEARS
CENA POR CENA
ENTREVISTAS INDIVIDUAIS

6. 'THE WINGS TOUR' EM SEUL

7. FINAL DA PASSAGEM

***

 1. O COMEÇO
O MUNDO DE 'WINGS'



DIA
Menino (infância)
Tranquilo, dependente, ideal, moral


MAL
Tentador
Sonho, desejo secreto, impulso primitivo


NOITE
Mal dentro da realidade
Beligerante, independente, individual


O conceito de Wings já estava decidido. O fim do clipe de “Fire”, “BOY MEETS WHAT”. O cursor piscando na frase “BOY MEETS”, no final do clipe de “Save Me”. A história do BTS já estava sendo escrita naquela época. O que o menino encontrará é “BOY MEETS EVIL”, de ‘Wings’, ou, em outras palavras: as falhas e tentações do mundo. Em algum momento no meio da série “Hwa Yang Yeon Hwa”, o planejamento de Wings começou quando os integrantes do BTS olharam para o que sentiram ao viver o que poderia ser chamado de seu momento mais bonito na vida. Depois disso, o produtor Bang Shihyuk encontrou a animação “Spiral: The Bonds of Reasoning”, e começou a construir a linha de pensamento, ainda que de forma vaga. “Spiral: The Bonds of Reasoning” pode parecer uma simples história de mistério, mas, eventualmente, o protagonista cai no último dos últimos desesperos; não, cai numa escuridão muito mais profunda. Além disso, o personagem principal disse estar bem, porque ele havia escolhido toda aquela dor. Era hora do BTS compartilhar seus sofrimentos e as escolhas que um garoto deve enfrentar no processo de avançar e amadurecer.
Os pontos reunidos a partir dessa animação – juntamente com as histórias que o BTS vem contando – foram trabalhados até se expandirem ao conceito de adulto, anti-adulto e não adulto. “Anti-adultos” acreditam que o mundo dos adultos é cheio de mal, são pessoas que rejeitam o crescimento e declaram sua intenção de permanecer como Peter Pan. Por outro lado, os “Não-adultos” são pessoas que percebem que a vida é suja e desprezível logo cedo, mas não conseguem parar de seguir o caminho para a fase adulta, como se alguém os empurrasse. No fim, eles não conseguem se tornar adultos em seu sentido completo, e esse é um conceito que encontrou o BTS, que cantou “forever we are young” (para sempre seremos jovens, em português) ao terminar a série “Hwa Yang Yeon Hwa”.
Olhando para trás, do início da trilogia escolar em 2013 até Wings, a história do BTS foi uma história sobre por que, pelo que, e como um garoto vive; e também uma grande jornada que chegou a uma conclusão. No período da trilogia escolar, o BTS eram jovens que não eram ditados pelas regras do mundo. Eles gritaram: “Ei, você! Qual é o seu sonho?” para companheiros que não se preocupavam com o futuro, para as escolas que forçavam o mesmo modo de pensar ultrapassado, as mesma metas de sempre, e para todos os adultos. Os álbuns de debut, “2 Cool 4 Skool” e “O!RUL8,2?”, reresentaram as vozes de garotos que são jovens, mas determinados a decidirem seu próprio rumo. Aquela energia adolescente passou por “Skool Luv Affair” e “Dark & Wild”, acrescentando a imagem da juventude vigorosa, de sangue forte, que luta, imprudentemente, pelo amor. Sonhos, felicidade, amor. Todas as coisas que os adolescentes desejam ouvir mais do que tudo, mas nunca foram ditas por ninguém há um longo tempo, são compartilhadas, verdadeiramente, através da trilogia escolar do BTS.
Em algum ponto, os meninos, que gradualmente seguiram em frente com uma intensidade que poderia destruir o mundo, tornaram-se uma juventude que peregrina. Os dias de “Hwa Yang Yeon Hwa” duraram apenas por um breve momento. Foram momentos bonitos que brilharam mais do que nunca, mas foram também turbulentos; não havia certeza de nada. Em “I Need U”, eles se prenderam ao amor e amaram mesmo sabendo que se machucariam; em “Run”, eles cantaram sobre como não parariam de amar, ainda que pressentissem que iriam se ferir. Os sete integrantes do BTS correndo juntos foi a imagem da juventude disposta a enfrentar a ansiedade e o sofrimento. Dentro da cerca chamada escola, dentro do mundo no qual eles pisaram pela primeira vez, os garotos questionaram o mundo, saíram da caixa e, por fim, escolheram sofrer. 
E, finalmente, “Demian” e “Wings”. De “Dois Mundos” a “A Ave Sai do Ovo” e “A Luta de Jacó”, as histórias no livro mostraram o mundo que o BTS criou até agora e a jornada à fase adulta. Sonhos e tentações (mal), que são como desejos secretos, deixaram marcas na juventude que uma vez fora serena, dependente e moral; os garotos perceberam o mal dentro da realidade. Vivenciaram o mal, presenciando seus egos feridos e, eventualmente, chegando à autoconsciência. Essa é a razão pela qual os assuntos principais de “Wings” são tentação e conflito. Como eles rejeitaram as regras impostas pela escola e pelos adultos na trilogia escolar, como correram em frente sabendo que se machucariam durante a série “Hwa Yang Yeon Hwa”. Mais uma vez, o BTS conhecia os perigos e, ainda assim, abriu a porta para encarar o mal. A partir da pergunta: “O que o garoto encontra? (Boy Meets What)”, a história de “Wings” começa.

***

2. CURTAS-METRAGENS

CURTA-METRAGEM #1 BEGIN
Como um pesadelo, o retrato de Suga e o cavalete são incendiados. Um bando de pássaros voando projeta uma sombra sobre a cena flamejante. O desenho em suas mãos é o desenho de um pássaro de Demian. Um grande par de asas surge a partir da silhueta de Jungkook.

CURTA-METRAGEM  #2 LIE
“Diga-me o caminho, impeça-me, deixe-me respirar”. Jimin come a maçã no quarto cinza. Sua expressão inocente alarga-se num sorriso perverso.

CURTA-METRAGEM  #3 STIGMA
V continua arranhando as pernas da mesa mesmo no meio do interrogatório. Ele corre na escuridão, é atingido por algo invisível e cai. Passando para a cena do quarto.

CURTA-METRAGEM #4 FIRST LOVE
Assobio contínuo, luz intensa e efeito sonoro de um acidente. Manchas de sangue e marcas de pneus deixadas na estrada em que Suga se encontra.

CURTA-METRAGEM  #5 REFLECTION
O telefone continua a tocar, a cabine está trancada por correntes. Rap Monster tenta abrir a porta em agonia. O telefone para de tocar e ele cai no chão. A palavra “mentiroso” está encravada no chão.

CURTA-METRAGEM #6 MAMA
J-Hope toma uma pílula e a unidade de isolação se transforma como uma alucinação. A imagem de Eva aparece.

CURTA-METRAGEM  #7 AWAKE
Uma forma semelhante a uma chama aparece nas pupilas de Jin. Ele deita na cama e o quarto é distorcido. A cortina se agita e o pássaro voa para fora da janela.

O piano queima, a janela é estilhaçada com um guincho agudo. Tinta é jogada e respinga do retatro. Jungkook observa tudo isso com medo em seus olhos. V se lembra de seu passado infeliz, Suga invade algum lugar e toca o piano, Rap Monster se senta em meio à escuridão e tatua seu próprio pulso. Eles estão, novamente, na posição de garotos inquietos.
Eles gritaram em ‘EPILOGUE: Young Forever’: “Eu quero que o eu de hoje dure eternamente, eu quero ser jovem para sempre”. Vivendo e sendo encurralados incessantemente pela provocação do mundo, eles eram jovens para sempre, queriam ser jovens para sempre. Para aqueles garotos, os curtas-metragens de Wings, onde os símbolos de “Demian” e as imagens da série “Hwa Yang Yeon Hwa” coexistem, são o registro da ligação do fim de uma era com a próxima e, ao mesmo tempo, uma prova de que eles permanecerão garotos para sempre. Começando com as preocupações quanto aos problemas enfrentados na escola durante os dias de debut, até viver a juventude vagando durante a trilogia escolar, o BTS conheceu a tentação a partir de uma perspectiva maior, um mundo exterior mais complexo, em Wings. A silhueta de Jungkook abre suas asas sem saber. Jimin morde a maçã com um sorriso ambíguo. Um J-Hope perplexo dentro de um quarto manchado de tinta. E, finalmente, Jin larga a maçã, queima os lírios, silenciosamente toca e fica de frente ao espelho ondulante. Ele abandona as fotos de todos aqueles símbolos e parte para algum lugar.
Vários traços do “Hwa Yang Yeon Hwa” permanecem nos curtas-metragens, ao mesmo tempo em que lados diferentes dos integrantes, comparados com o passado, implicam na transição do BTS. Essa é a despedida do “Hwa Yang Yeon Hwa”, a era mais melancólica para ambos, o BTS e os fãs, e, também, significa que a história dos garotos continuará. Eles testemunharam as fissuras do mundo, o que logo levou ao despertar de seus egos. É hora de entrar no mundo da decadência e tentação. Os garotos permanecem mais inquietos do que nunca.
Em “I NEED U”, eles estavam em dor, eles brigaram e sofreram tanto que afundaram a si mesmos em medicação, ainda que brincaram com os fogos de artifício e riram tão inocentemente; em “Run”, eles correram e gritaram como se fossem destruir o mundo se precisassem. A dor tornou o momento ainda mais belo. A juventude que o BTS viveu em “Hwa Yang Yeon Hwa” foi os rostos de garotos inseguros que caíram do lado de fora da cerca do mundo, um mundo onde notas, pais e escola era tudo para eles. Através dos curtas de Wings, apesar de ainda estarem com medo, eles haviam começado a se aconchegar nos braços do mal, o mundo adulto no qual eles devem entrar. Libertando-se do mundo sólido, experimentando e despertando para o mal, é por isso que alguém deve passar para se tornar um homem.


Na cena em que derramo lágrimas, eu chorei de verdade. Quando eles tocam uma música no set de gravação, isso cria uma certa atmosfera. Sou sensível a imagens e sons, então consegui chorar facilmente quando estávamos filmando. – Jungkook


É difícil explicar quais imagens me vieram à mente. Eu apenas escutei o meu solo, ‘Lie’, e deixei por conta do meu corpo. É mais difícil interpretar quando penso demais. Jimin


Era uma extensão do personagem que eu fiz em ‘Hwa Yang Yeon Hwa’, então não foi difícil de interpretar. Além do mais, eu filmei com um filhotinho fofo muito obediente, então me diverti muito gravando.  - V


A cena em que eu jogo uma pedra e quebro a porta de vidro era uma situação complicada, porque não poderia ser filmada de novo. Depois de treinar algumas vezes, eu comecei a gravar nervosamente e, felizmente, fiz todas as ações certas numa filmagem só. Suga


A cabine telefônica foi feita para não abrir, mas, estranhamente, abriu e caiu, então eu quase quebrei. Não era para eu ter quebrado as correntes também, mas quebrei. Foi feito com muitos erros, mas acho que fiz meu melhor.  – Rap Monster


Desde que eu era jovem, eu já estava familiarizado com apresentações em forma de um musical chamado ‘dancical (dança + musical)’. É por isso que eu não me senti sobrecarregado ou pressionado ao gravar meu curta sozinho, e estava focado na atuação para que o vídeo saísse com a melhor qualidade  – J-Hope


No set de gravação, eu conversei com o diretor e nós ajustamos o meu personagem. Eu estava numa posição em que era o único deixado para trás e observava os outros, então tentei expressar solidão e tristeza. – Jin  

***

3. TRAILER DO COMEBACK

Em 2013, a voz de Rap Monster preencheu o trailer de debut, sinalizando o começo da trilogia escolar. Em 2015, a estrela do trailer de “Hwa Yang Yeon Hwa PT. 2” foi Suga, que gritou ferozmente: “qualquer que seja esse caminho espinhoso, corra”, como em “Hwa Yang Yeon Hwa PT. 1”. E em 2016, não houve dúvidas de que J-Hope seria o guia, o guardião dos portões para o mundo de Wings. O produtor, Bang Shihyuk, disse: “J-Hope é um integrante único no grupo. Ele é o melhor na dança e consegue se sair bem no rap também. Eu achei que se ele conseguisse expressar a música que ele mesmo compôs através da dança, não haveria como ser mais legal do que aquilo”. Fiel a suas palavras, J-Hope se preparou com seu sangue, suor e lágrimas durante um ano, e desempenhou um excelente papel de ser porta de entrada para o novo caminho do BTS. Através de um coreógrafo designado por ele mesmo, ele aperfeiçoou a apresentação mesclando o estilo old school e o Krump¹ com pinceladas de dança moderna.
O trailer de Wings, “Boy Meets Evil”, é o convite enviado pelo BTS. J-Hope é o guia para o novo mundo. Entre os curtas-metragens e o clipe, o trailer serviu como guia para entrada no mundo de Wings através, exclusivamente, da dança sem nenhuma outra explicação. Em menos de 3 minutos, J-Hope realizou isso com sua apresentação. Ele estava com dor, mas dançou como se não conseguisse parar. Em meio ao vazio com nada além de poeira, J-Hope dança enquanto a fumaça carmim surge e o chão racha, como se prenunciando a entrada para um estranho mundo novo. Ele oscila entre o glamoroso mundo da tentação, espalhado com tintas coloridas, e seu ego. Como se não conseguisse controlar seu desejo, como se ele estivesse implorando por redenção, seu movimento transforma o vazio em um lugar coberto de cores e cria uma atmosfera sensual. Como a frase de “Demian”, “O mal prendeu-me em suas garras, o inimigo estava atrás de mim”, J-Hope interpretou a ansiedade da juventude por meio de uma performance emocionantemente dinâmica. Assim como a letra escrita por J-Hope, “Tão mal, mas é tão doce”, esse trailer é mais um teste da tentação, da qual os telespectadores não conseguem tirar seus olhos até o final. Como J-Hope disse, “Esse amor é outro nome para o mal" (“Boy Meets Evil”), você não consegue evitar ser imerso em Wings, como se estivesse sendo possuído.

Esse trailer era uma oportunidade que não eu iria ter de novo. Se eu estragasse por falta de treino, eu teria me arrependido pelo resto da vida, então eu aguentei o tranco. Eu odeio viver com arrependimentos. – J-Hope

Quando eu recebi o tema ‘Boy Meets Evil’ pela primeira vez, eu pensei no meu passado, e fiquei extremamente imerso nisso. Foi por isso que eu consegui escrever a música com uma atitude sincera, e dançar bem também. – J-Hope

-----------------------------------------

¹Krump: ou Krumping, é um estilo de dança marcado por movimentos de estilo livre e expressivos, juntamente com o uso de pinturas faciais.

***

4. FOTOGRAFIA

Desde a trilogia escolar até a série “Hwa Yang Yeon Hwa”, as fotos-conceito do BTS sempre transmitiram suas histórias e personagens visualmente. Com a trilogia escolar, eles vestiram a imagem amarrotada de uniformes, enquanto em “Hwa Yang Yeon Hwa”, apareceram em roupas de estilo Mod², que foi popular na Inglaterra durante os anos 60. Isso explicou a imagem e crescimento do BTS – os garotos rebeldes, a juventude peregrinadora – através do aspecto visual. Mas o processo de visualização do tema de Wings, de se tornar adultos e lidar com a tentação no caminho, pode ser um pouco mais complicado. Como o produtor Bang Shihyuk disse, enquanto a direção de Wings foi inspirada por “Demian”, o tópico do consenso entre o bem e o mal, a tentação e o ego, é uma concepção abstrata. Excluindo-se a explicação e a expressão clara do que o novo conceito aborda, para se dizer em poucas fotos, sem se desviar tanto das histórias que o BTS contou até agora, é, sem dúvidas, difícil. Portanto, as fotos-conceito de Wings eram mais abstratas do que antes. Jimin olha para a câmera com maçãs espalhadas a sua volta, Jungkook deita sobre pilhas de penas, Rap Monster se senta em frente a camadas de espelhos. Os espelhos projetam o reflexo de Rap Monster em várias direções. Isso intensifica as imagens abstratas e multivalentes exibidas nos curtas-metragens. Neles, Jimin morde a maçã com uma expressão ambígua, um par de asas feito de penas eleva-se dos ombros de Jungkook, e, assim como o título “Reflection”, Rap Monster estava perplexo por seu reflexo nos espelhos.
Começando com a dica de “Demian”, a história de Wings foi lentamente revelada a partir do trailer, curtas-metragens individuais e até fotos-conceito por essa razão. O motivo detalhado de Wings foi anexado nos curtas-metragens, e cada símbolo individual, marcado nas mentes dos telespectadores por meio dos curtas, foi, mais uma vez, fundido nas fotos-conceito. Para tornar essa narrativa possível, os detalhes dos sets de gravação foram investidos cinco vezes mais do que o normal para sets de ensaio fotográfico. O processo de visualizar “tentação” e adicionar elementos eróticos foi especialmente necessário a fim de retratar um mundo abstrato como Wings. As expressões faciais e poses dos integrantes do BTS pareciam exaustas, mas misteriosas ao mesmo tempo, enquanto suas roupas utilizaram uma aparência elegante: a recente tendência do pijama e aparência despida, com exposição parcial para maximizar a imagem sexy e glamorosa. Conseguindo acrescentar o erotismo de forma não explícita, a aparência despida e elegante foram a opção mais apropriada para representar o conceito de Wings.
Man muss noch Chaos in sich haben, um einen tanzenden Stern gebären zu können.” Essa frase estava escrita nas fotos-conceito de V. Significa: “Você deve ter caos por dentro para dar à luz uma estrela dançante”, uma frase de “Thus Spoke Zarathustra”, de Friedrich Nietzsche. O que os objetos cênicos, as roupas, e até mesmo a frase, nunca se esquecem de dizer, nem por um momento, é o conceito propriamente dito de Wings.

-----------------------------------------

²Mod: abreviatura de Modernismo; é uma subcultura de que teve origem em Londres no final da década de 1950 e alcançou o auge em 1960.

***

5. BLOOD, SWEAT & TEARS

O BTS tende a ser reconhecido como uma boyband com um fandom global em vez de um grupo de K-pop. O primeiro teste disso foi “Fire”, uma música de electro trap. O experimento que o produtor Bang Shihyuk fez com “Fire” comprovou ser um sucesso. Fiel ao título, “Fire” ateou fogo em fãs ao redor do mundo, e a estratégia do BTS de fazer um movimento vitorioso com o tipo de música que é tendência no mundo atualmente, não apenas na Coreia, não foi errada. A música dos grupos de ídolos do K-pop começou se tornar uma sensação no ocidente também. As regras do jogo mudaram. Com “Blood, Sweat & Tears”, eles deram mais um passo à frente. Essa música não segue a gramática e gênero das músicas pop de ídolos, na qual ser cativante e fácil de se cantar é típico. Usando moombahton – um gênero crescente globalmente – como base, a melodia começou com “Blood, Sweat & Tears”, desde o início, sugerindo intuitivamente o tema de tentação, permitindo que uma energia obscura e subversiva escorresse. Essa formação que apresenta uma atmosfera estrangeira desde o começo, levando ao clímax, era novo, mas assustador ao mesmo tempo.
Estrangeiro e sensual. O clipe de “Blood, Sweat & Tears” era mais estrangeiro e obscuro aos telespectadores do que nunca, e cheio de imagens abstratas por aquela razão. Seis meses antes do lançamento, o produtor Bang Shihyuk e o diretor de clipes, Lumpens, fizeram pesquisas sobre mise-en-scène³, e chegaram à decisão de distribuir a informação para que ela não fixasse apenas em “Blood, Sweat & Tears”, diferentemente dos clipes com histórias dramatizadas em “Hwa Yang Yeon Hwa”. Por meio da alteração da composição horizontal e vertical, cada cena nasceu como uma pintura diferente, e o clipe se torna um tipo de galeria com múltiplos objetos de arte. Enquanto isso, a coreografia atua como outro esplêndido mise-en-scène. Tendo o Suga cobrindo os olhos do Jimin como primeiro movimento da apresentação, o clipe de “Blood, Sweat & Tears” começou oficialmente.
Em adição, “Blood, Sweat & Tears” contém a história e os símbolos baseados em “Demian”. O álbum Wings – incluindo “Blood, Sweat & Tears” – conceituou o crescimento do BTS antes de seguir em frente para a próxima fase com ajuda dos clássicos e da mitologia. A história de ter de passar por agonia a fim de amadurecer, em vez de descrever a situação específica, criou a sensação que eles querem mostrar e explicou a concepção da tentação, decadência e amadurecimento. Enquanto Jin estava encarando o “The Fall of the Rebel Angels”, tocava ao fundo a obra musical de Bach, procurando pelo perdão de Deus, mas o BTS de “Blood, Sweat & Tears” disse que não existe coisas como Deus, que nosso destino já foi decidido assim um longo tempo atrás. Desde a juventude representada pelo doce verde, fumaça verde, cores monótonas, eles partiram para um mundo mais complicado, mais elegante e mais caótico. Como a forma que Rap Monster deu a cera de vela derretida a Jungkook; como a forma que Suga pegou as mãos de Jimin e levou-o para algum lugar afora, aqueles que cresceram primeiro na série “Hwa Yang Yeon Hwa” apressaram as crianças, que ainda não havia despertado do sonho, a acordar. Assim, a história do BTS e de Wings foi completa.

-----------------------------------------

³Mise-en-scène: termo técnico do cinema/teatro, referente à disposição dos cenários no palco; direção

***
.CENA POR CENA

image

Cena 1: Jin está olhando para “The Fall of the Rebel Angels”, de Pieter Bruegel. Apesar da pintura mostrar os anjos que se rebelaram contra Deus sendo jogados ao Inferno, no videoclipe, ela foi usada com o significado de que para uma pessoa perceber a si mesma e amadurecer, ela precisa se rebelar contra deuses.


Cena 2: Atrás dos integrantes está “The Lament for Icarus”, de Herbert James Draper. No mito de Icarus, ele caiu enquanto voava perto do sol, e suas asas feitas de cera de abelha derreteram. Isso carrega o significado de que ele rejeitou o destino dado por Deus e escolheu seguir seu próprio caminho.


Cena 3: A cena em que Suga cobre os olhos de Jimin refere-se à última cena de “Demian”. Demian conta a Sinclair, que tem seus olhos fechados: “Estou lhe dando um beijo de Frau Eva”, o que significa que ele em breve se fundirá com seu ego.


Cena 4: O álcool que o Rap Monster está bebendo é Absinto, a bebida favorita de artistas do Romantismo, como Vincent Van Gogh e o escritor romântico Arthurt Rimbaud. Foi utilizado para simbolizar a vontade dos humanos de lutar contra Deus e destino.



Cena 5: Há dois conceitos contrastantes, chamados “Monótono” e “Colorido”. Aqui, “Colorido” não significa apenas ter cores, mas também ser elegante e diverso. Do monótono mundo da juventude, o BTS aprendeu sobre as várias situações do colorido mundo real.


Cena 6: A água sob a cadeira de J-Hope é chocolate derretido. Em “Demian”, quando Sinclair estava sofrendo por conta de suas mentiras, sua mãe deu-lhe um pedaço de chocolate. Pietà de Michelangelo, 1498-1499, Basílica de São Pedro (Cidade do Vaticano).


Cena 7: A cena em que Rap Monster alimenta Jungkook com cera de vela aparece em “Demian” também. É uma analogia a quando Demian recebeu de Sinclair um desenho de pássaro, e também significa a pressa em acordá-lo para o fato de que ele não pode permanecer jovem para sempre.



Cena 8: J-Hope atirando uma flecha na direção de V não indica que ele está assassinando V. Ele está ajudando-o a perceber a si mesmo. Isso significa a morte da juventude e crescimento, e é mostrado na foto de V com manchas de tinta depois de ser atingido pela flecha.


Cena 9: A imagem de fundo é “Landscape with the Fall of Icarus”, de Pieter Bruegel. Em meio ao cenário pacífico, Icarus caiu ao lugar em que os olhos não alcançam. Essa obra retrata a agonia intrínseca aos humanos. V pulando simboliza a morte da juventude e a entrada na fase seguinte.


Cena 10: A música que Suga está tocando é “Passacaglia”. Em “Demian”, se a juventude é simbolizada por “Matthäus-Passion”, então depois de perceber o mal, é alterada para “Passacaglia”. No clipe, o drama é alterado depois de tocar essa obra musical.

***

***

6. 'THE WINGS TOUR' EM SEUL

“O garoto segue em frente”. Ao fim do show no Gocheok Sky Dome, Mokdong, Seul, o concerto que finalizava a promoção de “Wings” e “Wings: You Never Walk Alone”, bem como a “BTS Live Trilogy Episode III: THE WINGS TOUR”, o grande telão, que cobria todo o palco, exibiu vídeos e um texto sobre o passado do BTS. Começando com “Por quantas estradas um garoto deve andar para se tornar um homem”, até “Um garoto com sete corações” e “Pelo que o garoto procura de olhos fechados”, o vídeo terminou com “O garoto segue em frente”. A jornada de sete garotos que caminham pela estrada que nem mesmo eles conhecem, e seguem em frente. Da trilogia escolar a “Hwa Yang Yeon Hwa” e “Wings”, o BTS construiu sua própria história dentro de seus álbuns.
Os garotos que estão preocupados com seus sonhos na escola, que vivenciaram seu primeiro amor escolar, encontraram a tentação que os aguardava no caminho à fase adulta em “Wings”. O BTS, na realidade, também seguiu em frente. O grupo que realizou seu showcase de debut num local pequeno, agora esgota um concerto de dois dias em Dome dentro de apenas quatro anos. Eles também melhoraram musicalmente, com cada integrante criando seu próprio solo em “Wings”, e colocando seu nome nas principais paradas da Billboard e do iTunes. Seja na história de “Hwa Yang Yeon Hwa” ou na realidade, o BTS enfrentou muitas dificuldades e preocupações, e, ainda assim, eles se tornaram um e chegaram até aqui. O gigantesco local, os fãs que o preencheram e os sete garotos que mostraram o caminho que trilharam. Esse show não foi apenas um mero show, foi também a primeira parada do caminho deles. Os VCRs organizaram as histórias incluídas pelo BTS nos álbuns anteriores, e desdobrou as histórias entre a série “Hwa Yang Yeon Hwa” e “Wings”, completando a história do BTS nos álbuns como um todo. Enquanto isso, no palco, as músicas do BTS, que carregam um conceito individual cada uma, foram mescladas e separadas. As músicas título, desde “No More Dream” até “Run”, foram conectadas em uma única apresentação; por outro lado, as faixas solos de cada integrante, em ‘Wings’, assumiram um lugar importante como centro do show. Cada uma das apresentações individuais foi realizada de diferentes métodos, dependendo daquilo que eles queriam entregar, como “MAMA” de J-Hope, que se transforma numa performance de grande escala ao seguir em direção à segunda metade da música, ou “First Love”, de Suga, que era mais como um monólogo. Acima disso tudo, os VCRs também retrataram cada integrante com imagens simbólicas.
Esse show não mostrou apenas as músicas amadas pelo BTS no palco, foi a anotação e o fim das histórias dos nove álbuns anteriores. Se “Wings: You Never Walk Alone” é a história que toma lugar entre “Hwa Yang Yeon Hwa” e “Wings”, que não foi revelado, os VCRs do concerto oferecem um olhar aprofundado dentro da história dos integrantes em “Wings”. “Wings” não expandiu o mundo do BTS através apenas da história. O tema do álbum – o amadurecimento dos garotos que encontram o mal – foi retratado não apenas através das músicas e do videoclipe, mas também pelos curtas-metragens individuais e apresentações com cada movimento único carregando um significado. “BTS Live Trilogy Episode III: THE WINGS TOUR” também mostrou a história de “Wings” num palco de grande escala. O mundo do BTS não é mais representado por meio de clipes e imagens apenas, agora é representado através de um grande palco de show. O avanço dos garotos se tornou a expansão do mundo deles. Começando o concerto, foi “Not Today” de “Wings: You Never Walk Alone”, e o ato final foi a música título “Spring Day”, do mesmo álbum. No clipe de “Not Today”, eles permaneceram imóveis apesar de serem baleados. Nós somos à prova de balas. Isso é o que o BTS é. Os ídolos que mostraram performances poderosas. O grupo que chamou a si mesmo de “à prova de balas” em seu álbum de debut, agora se tornou um grupo que canta sobre consolação e esperança em dias de primavera depois de 9 álbuns. Um grupo que diz “eu sinto sua falta” àqueles que eles não podem encontrar e esperam que o dia de primavera chegue algum dia. Tanto quanto as músicas tenham mudado, o BTS mudou e cresceu também. O grupo de ídolos que cantou “No More Dream” passou por “I NEED U” e “Blood, Sweat & Tears” e alcançou “Spring Day”. Mas, enquanto eles crescem, o BTS ainda mantém o lado “à prova de balas” como em “Not Today”. Eles percorreram um longo caminho desde “No More Dream”, mas ainda permanecem ídolos e garotos.
Começando com “Not Today” e terminando com “Spring Day”, o concerto mostrou a história de mudança do BTS, bem como sua identidade imutável. Comparado aos dias de debut, a escala dos locais tem se tornado inacreditavelmente grande. Eles agora se apresentam não apenas na Coreia, mas também na Ásia e no ocidente. Fora isso, eles ainda são o BTS que protege alguém das balas. Seus ensaios agora levam vários dias como o show de verdade, mas eles ainda trabalham e submetem-se ao suor, assim como faziam na época dos locais de show pequenos. O local do show cheio de tantos fãs. A prova do que o BTS vem fazendo até agora é que eles podem dizer aos amigos e àqueles que não puderam estar juntos com eles: “Eu sinto a sua falta”. Como as frases no show, eles “fecham o céu da juventude em gavetas quebradas”, “procuram por um mar impossível de se encontrar”, “num mundo de oscilante tentação”, “sempre sozinho nos momentos de decisão”, mas, ainda assim, eles seguiram em frente incessantemente. Como o homem no mito que desejou voar eternamente, a jornada do BTS sairá à procura de um mundo maior, de ideias maiores e, ao mesmo tempo, compartilhará as preocupações com a juventude de sua geração, encontrando a resposta e percebendo a si mesmos. E, após tantas histórias, o “BTS Live Trilogy Episode III: THE WINGS TOUR” anunciou o fim e o começo da história. O garoto seguiu em frente. E ele continuará seguindo em frente, no caminho chamado a questão sem fim da juventude.

***

7. FINAL DA PASSAGEM

Por quantas estradas um garoto deve andar para se tornar um homem?
Escola e casa, vales e mar
Aprisionando o céu da juventude em gavetas quebradas
No fim sem saída da estrada, está a entrada do labirinto
Traços de sangue em minha palma, como um estigma
Essa dor que atinge a parte de trás dos ombros
É o sonho de voar alto
Na procura por um mar invisível
O garoto caminha

O garoto com sete corações
Sete batidas e um movimento a frente
Uma vez que a visão é revertida, um é sete
Se correr, sem dúvidas, cairá
Se olhar para trás, encontrará um penhasco
Num mundo de oscilante tentação
Pelo que o garoto procura de olhos fechados?

Abra a cortina e quebre o espelho
Através dos fragmentos, caminhos serão abertos
Fora é dentro, dentro é fora
Um mundo embaraçado
A encruzilhada de tudo
Os dois mundos, um de costas para o outro
Implacavelmente, fundem-se em um

Naquela estrada, há agora sete garotos
Sete se torna um
Sete garotos com um coração
Um garoto com sete corações
Um e sete, o reflexo um do outro

Por quantas estradas um garoto deve caminhar para se tornar um homem?
Estradas são outro nome para o mundo
Dia e noite, túneis e encruzilhadas
A estrada interminavelmente dividida
E sempre sozinho no momento de decisão
Em encontrar e separar, não há nada novo
Se ele contornar aquela esquina, as flores vermelhas da juventude ainda estarão em pleno florescimento?
Qual é a direção desse sonho?
Medo é outro nome para esperança
Lágrima é outro nome para sorriso
O garoto sorri
Ele pode sorrir porque estão juntos

O garoto segue em frente
O garoto amadurece.

***


Não utilize as nossas traduções sem os devidos créditos.


Cr. BigHit Etertainment
Scans; bangtanbase
Trad. [ENG]; ktaebwi
Trad. [PT-BR]; Ellen @ The Rise of Bangtan

Unknown / Author & Editor

Saiba mais sobre nossos membros
Integrantes da fanbase

6 comentários:

  1. Cara... muito obrigada mesmo por terem traduzido tudo isso. Sinceramente, até eu ver o post de vocês no twitter, eu já tinha me conformado de que não ia fazer ideia do conteúdo do concept book, pois:
    1- o negócio não é barato kkk
    2- não sei nada de coreano
    Então, muito obrigada mesmo, imagino o trabalho e dor de cabeça que isso deve ter dado. Obrigada pelo trabalho duro, mesmo.
    É difícil transmitir gratidão por texto, mas eu realmente estou muio grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma tradução e montagem bem trabalhosa, mas tudo vale a pena quando recebemos comentários tão legais como o seu! Agradecemos por nos acompanhar e por comentar aqui, isso nos deixou muito felizes mesmo. ♥

      Excluir
  2. Cara... muito obrigada mesmo por terem traduzido tudo isso. Sinceramente, até eu ver o post de vocês no twitter, eu já tinha me conformado de que não ia fazer ideia do conteúdo do concept book, pois:
    1- o negócio não é barato kkk
    2- não sei nada de coreano
    Então, muito obrigada mesmo, imagino o trabalho e dor de cabeça que isso deve ter dado. Obrigada pelo trabalho duro, mesmo.
    É difícil transmitir gratidão por texto, mas eu realmente estou muio grata!

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo obrigada pela excelente tradução, as fotos do livro e a organização. Eu, sinceramente, acho que vocês mereciam mais seguidores, visto pela profissionalidade, ainda pela organização e os trabalhos bem-feitos. Sério, a equipe de vocês é das melhores. Com certeza vou recomendar pras outras pessoas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Agradecemos de coração por esse comentário lindo! Cada trabalho vale a pena quando recebemos feedbacks tão incríveis assim. Sempre tentamos trazer as informações, vídeos e notícias com a melhor qualidade possível, e creio que é sempre a melhor opção. Tentamos alcançar o maior número de pessoas com nosso trabalho, mas nem sempre é possível, infelizmente. Mas o importante é que, quem nos acompanha, sempre nos da comentários ótimos assim! Esperamos poder lhe agradar em cada novo post e nunca lhe decepcionar! Agradecemos novamente pela mensagem e pela recomendação! ♥

      Excluir
  4. Meu deus vocês não tem ideia do quanto me ajudaram! Estou fazendo um trabalho sobre a era WINGS na faculdade (a ligação dos videos e das letras com a obra "Demian" do Hermann Hesse") e era isso que eu estava precisando, muito obrigada mesmo e não se preocupem os seus devidos créditos estarem no projeto. Muito Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib