Se inscreva para receber nossas notícias por e-mail

Escreva seu E-mail aqui

terça-feira, 18 de julho de 2017

[ENTREVISTA] Rap Monster, do grupo de sucesso coreano, BTS, fala sobre fãs, fama e popularidade viral

Unknown

O BTS pode ser o maior artista musical que você nunca ouviu falar – a não ser que você já faça parte da grande base de fãs do grupo. O grupo de sete integrantes, Bangtan Sonyeondan (ou BTS, encurtado), é conhecido por seu pop-rap cativante, clipes com coreografias afiadas e sua presença espontânea na mídia social. Eles, recentemente, alavancaram sua popularidade com turnês de grande sucesso e com o prêmio da Billboard para Top Social Artist do ano, bem como ao garantir seu lugar na lista de 25 Pessoas Mais Influentes na Internet, elaborada pela TIME.

Não é difícil ver o porquê: um vídeo ao vivo de dois integrantes aplicando máscaras faciais obteve meio milhão de telespectadores. Suas selfies no camarim regularmente alcançam meio milhão de curtidas. Uma aparição no tapete vermelho pode dar início a uma tendência global no Twitter. Mas como eles chegaram aqui?

“Nós somos apenas um grupo normal de garotos de origens humildes, que tinham muita paixão e um sonho de serem famosos”, disse o cantor e compositor Kim Nam-joon, conhecido como Rap Monster, e, por ser o único integrante fluente em inglês, frequentemente representa o BTS nas entrevistas. Atualmente em turnê pelo Japão, Rap Monster cedeu um tempo para explicar a ascensão do BTS e como o grupo alimenta sua ávida base de fãs.


TIME: Como o grupo BTS foi formado?
Rap Monster: "Em 2010, eu fui apresentado ao Sr. Bang [Bang Si Hyuk], nosso produtor executivo [e CEO da BigHit Entertainment]. Eu era um rapper underground e tinha apenas 16 anos, um calouro do ensino médio. Bang achou que eu tinha potencial como rapper e escritor, e começamos a partir daí. Depois, Suga se juntou a nós. [O terceiro integrante do grupo] J-Hope era realmente popular como dançarino em sua cidade natal. Nós fomos os três primeiros! Debutamos como uma colaboração entre os sete de nós em junho de 2013. Juntamo-nos com um sonho em comum de escrever, dançar e produzir músicas que refletissem nossas origens, assim como nossos valores de aceitação, vulnerabilidade e sermos bem-sucedidos. Os sete de nós empurraram um ao outro a ser o melhor que conseguíamos pelos últimos quatro anos. Isso fez com que nos tornássemos irmãos muito próximos. BTS, como um grupo, meio que começou a ter sucesso com nosso álbum de 2015, no qual havia o hit de sucesso 'I NEED U'."

Quando foi a primeira vez que vocês perceberam que estavam desenvolvendo um fandom global?
"Nós não tínhamos percebido que estávamos ficando famosos até que fomos convidados para as KCONs [Festivais de Música Pop Coreana] nos EUA e na Europa em 2014 ou 2015. Milhares de fãs estavam gritando nosso nome no local e quase todo mundo havia memorizado as letras coreanas de nossas canções, o que foi incrível e impressionante. Quem diria que pessoas do outro lado do oceano, Europa, Estados Unidos, América do Sul, e até mesmo do Taiti, iriam amar nossas músicas e apresentações apenas por assisti-las no YouTube? Nós estávamos muito gratos... e ainda somos."

BTS tem milhões de seguidores em cada plataforma de mídia social. Como vocês interagem com seus fãs online? Que tipo de conexões você estão fazendo?
"Nós interagimos mais com nossas mensagens no Twitter, postando selfies, [compartilhando] recomendações musicais e fotos de moda de rua, etc. É sobre nossa vida diária como uma banda em turnê – e também como um grupo de amigos bobos que tiram sarro um do outro no camarim. Não conseguimos responder os fãs regularmente, porque há muitos deles. Mas nós tentamos ter todas as reações e respostas. É sempre interessante e inspirador vermos o que eles criam para nós."

Por que vocês acham que conseguiram construir uma base de fãs virtual tão gigantesca? Como isso aconteceu?
"Todo mundo nos faz essa pergunta. É um trabalho em equipe a partir do que acontece conosco em nossa rotina. Não é fácil manter uma conta nas redes sociais por um longo período, mas nós amamos nos comunicar com os fãs todo dia e noite. Por exemplo, eu uso a hastag #RMusic para introduzir ou recomendar uma música que eu gosto, e eu venho fazendo isso há um longo tempo. Eu amo música e realmente gosto de compartilhá-la com nossos fãs. Música transcende idiomas. O BTS se comunica com os fãs ao nos mantermos verdadeiros a quem somos e ao acreditarmos na música todos os dias."

Playlist com as músicas recomendadas pelo Rap Monster com a hashtag #RMusica no Spotify, confira!

Como ter esse grande fandom afeta a sua aproximação com a música e sobre o que você canta?
"Os fãs do BTS – chamados 'ARMY' – nos contam sobre seus sentimentos, falhas, paixões e dificuldades o tempo todo. Nós nos inspiramos frequentemente neles, porque tentamos escrever sobre como jovens reais – assim como os sete de nós – lidam com problemas da vida real. Grande parte da nossa música é sobre como nós percebemos o mundo e como persistimos em continuar sendo seres humanos normais, comuns. Então nossos fãs se inspiram em nós e nos dão a direção a seguir como músicos. E, claro, seu amor e apoio nos mantêm seguindo em frente."

Como o BTS difere de outros grandes grupos do K-Pop? É sua música, seu empenho com aqueles que o apoia, ou outra coisa?
"Eu não posso falar pelos outros artistas; cada grupo tem um estilo diferente. Para nós, será sempre importante continuar trabalhando duro, dançando melhor, escrevendo músicas melhores, fazendo turnês e sendo um exemplo. Muitas pessoas dizem isso, mas é realmente verdade para nós: nós estamos vivendo um sonho, todos os sete, tendo a oportunidade de seguir aquilo que amamos. Nós nos esforçamos para [colocar] tudo em nossa música. Nossas letras abordam problemas reais que todos os humanos têm de lidar: escolhas na vida, depressão, autoestima. E os fãs sabem que estamos aqui por eles, e eles estão ali por nós."

O que vem depois? Pelo que vocês estão mais ansiosos?
"Bem, nós definitivamente continuamos tendo grandes sonhos. Fizemos turnê pelo mundo todo, mas os shows nos EUA realmente abriram nossos olhos para muitas coisas novas por aqui. E, quando ganhamos o prêmio da Billboard, nós ficamos tão honrados e pudemos conhecer tantos artistas que amamos e admiramos que não podemos esperar para voltar aos Estados Unidos."


Cr. Time
Trad. [PT-BR]; Ellen @ The Rise of Bangtan

Unknown / Author & Editor

Saiba mais sobre nossos membros
Integrantes da fanbase

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2016, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib