Em 2017, chovem escolhas quando se fala de boa música pop. Mas e se você tivesse pessoas destruidoras na pista de dança, que misturam hip-hop socialmente consciente, baladas emotivas, e uma coreografia de matar, tudo isso num grupo só? Eles são ninguém menos que o grupo de K-Pop BTS, que juntou tudo isso no recente álbum de gêneros musicais desafiadores, WINGS .
Os sete integrantes — Rap Monster (rapper), Jin (vocalista), Suga (rapper), J-Hope (rapper/coreógrafo), Jimin (vocalista/coreógrafo), V (vocalista), e Jungkook (vocalista/coreógrafo) — lançaram o primeiro mini-álbum em 2013, que havia sido totalmente contra a dinâmica da indústria musical geralmente manufaturada que o K-pop tinha, então escrevendo (e mais tarde, produzindo) as próprias músicas. Entretanto, foi o conceito de Juventude em 2015 nos álbuns, "The Most Beautiful Moment In Life Part 1/Part 2", que tornou eles estrelas do K-Pop, com músicas como “I Need U” e “Run” cheios de esperanças e sonhos, apontando falhas na sociedade, e que fala sobre a pressão de ser jovem e o inferno que se carrega junto a isso — de destruidores de corações a odiadores.
Este mês, o BTS retornou a América para uma turnê esgotada, sendo o único grupo coreano a atingir o Top 10 do iTunes dos EUA com o recente single “Spring Day." E com Charlie Puth como um fã, a mais nova colaboração entre Rap Monster e Wale, e centenas de milhões de visualizações no YouTube — não há dúvidas de que eles se tornarão uma enorme sensação no país (EUA). Assim, nós conversamos com eles sobre fazer músicas, fama, e, se você é novo ao (conhecer o) BTS, quais músicas que fariam você se juntar ao fandom (chamado ARMY) em um piscar de olhos.
Teen Vogue: Como vocês se sentiram sabendo que lideraram o ‘Top 10’ do iTunes dos EUA em Fevereiro?
Rap Monster: Ficar em primeiro lugar em qualquer chart é arrepiante, mas este foi chocante. Nós estávamos realizando nossa agenda no momento, então não era como se eu pudesse gritar ou pular no momento (risos).
Jin: Aquilo foi realmente 'Wow. Você está falando a verdade? Sério?' Foi igual a quando escutei pela primeira vez que Wings ficou em 26° na ‘Billboard 200’ ano passado. Quão legal é isso?!
TV: Para aqueles que conhecem o BTS a pouco tempo, qual música e vídeo eles deveriam procurar?
Rap Monster: Hmmm, é como se você precisasse escolher entre seu pai e sua mãe, quem você ama mais! "Fire" recebeu muito amor, então acredito que essa seja a música.
Jin: Eu recomendaria “Blood Sweat & Tears” pois eu tenho o papel principal e eu meio que lidero toda a história do MV! E, claro, foi lindamente projetado e coreografado.
V: Eu também escolheria “Blood Sweat & Tears. ” Há tantas metáforas e eu precisei fazer várias sugestões para entender a relação entre os personagens. E tem uma cena que eu faço um sorriso estranho para causar arrepio aos outros, que eu adoro!
TV: Rap Monster, os grupos de K-pop geralmente tem papéis designados para os integrantes e o seu no BTS é ser o líder, mas o que isso significa para você?
Rap Monster: É meu papel oficial ser o representante do BTS para o mundo e tem sido uma chance para eu amadurecer como pessoa, mas, por trás das câmeras, eu sou apenas um dos sete integrantes e sou inspirado pelos outros o tempo todo. Eu recebo broncas de J-Hope e Jimin, às vezes parece que eles são 10 anos mais velhos que eu.
TV: OK, vamos jogar um pequeno jogo. Agora vocês terão que descrever a personalidade de algum outro integrante.
Jungkook: Jin costumava ser o garoto normal do grupo, mas agora ele é o animador. Ele é o mais maldoso e engraçado de todos. Aliás, pensando bem, ninguém no BTS é normal.
Jin: A voz delicada de Jungkook hipnotiza nossos ouvidos e definitivamente esse é o papel dele no BTS.
V: Jimin é realmente um pedaço de fofura, como se fosse o mais novo da família.
Jimin: A especialidade do V é conseguir chamar a atenção de todos para ele!
J-Hope: Suga é um verdadeiro "cuidador". Ele é como se fosse um líder escondido que cuida de todos.
Suga: J-Hope é um verdadeiro "criador de esperança". Ele é um "gerador de esperança".
TV: O BTS tem sido bastante respeitado por escrever suas próprias faixas. Quando vocês estão em uma turnê, vocês conseguem tempo para escrever?
Rap Monster: Geralmente ficamos no hotel quando não estamos realizando a nossa agenda, então eu trago todo meu equipamento comigo. Eu acordo, se eu tiver um ensaio eu vou, e quando volto para o hotel, eu sento e ligo o laptop, é algo que não consigo ficar sem fazer!
TV: Quando você cria uma demo, como a de Wings, você mostra para outro integrante e pede um feedback?
Suga: Eu costumo mostrar para quantas pessoas eu conseguir, pois eu realmente acho que isso ajuda a melhorar a faixa. Eu sempre tenho um ótimo feedback do resto do grupo.
Rap Monster: Primeiro eu mostro para o P.Dogg-nim (produtor executivo do BTS). Se ele gostar, às vezes ele coloca no álbum. Eu realmente confio nele, ele tem talento para isso.
TV: Se o P.Dogg-nim disser não, você irá lutar por ela (faixa)?
Rap Monster: Sim, claro, eu realmente luto por ela! Eu penso, "Ei, é isso o que eu tenho agora. Se você não quiser ela, vou colocar na minha mixtape!" A última faixa que eu lutei por, foi 'Reflection' - tem uma (versão) original que é completamente diferente. Ele não tinha gostado, pois ela não combinava com o conceito de Wings, então irei lançá-la sozinho algum dia.
Suga: Eu acho que fiz isso na minha mixtape, pois eu achei que deveria lançar algumas faixas como Agust D, e fico feliz que eu tenha feito isso.
TV: Falando em mixtapes, J-Hope, nós estamos ansiosos para escutar a sua. O que você pode nos dizer sobre isso?
J-Hope: Eu estou trabalhando nela e a minha inspiração depende muito de como meu humor varia diariamente, às vezes crio algo forte e às vezes algo mais leve, já que é uma mixtape, eu estou procurando vários gêneros para me testar.
TV: Jungkook, recentemente você fez um cover da música "We Don't Talk Anymore" de Charlie Puth's, o qual você fez um teaser em Janeiro e só lançou em Fevereiro. Você estava fazendo mudanças (na música)? E nós escutaremos alguma música escritas por você em breve?
Jungkook: Eu gravei ela algumas vezes até eu ter certeza que ela estava perfeita. Eu estava mais do que pronto para compartilhá-la pois eu sabia que os fãs estavam esperando, mas nós tivemos as promoções do álbum ‘You Never Walk Alone’ então achei melhor esperar até as atividades oficiais do BTS encerrarem. Eu ainda não me sinto confiante para escrever meu próprio material, mas se eu escrever alguma música, eu gostaria que fosse numa vibe mais leve doce.
TV: Quanto maior um artista fica, mais pessoas tentarão acabar com ele. Como o BTS lida com esse lado da fama?
Jimin: Eu sou uma pessoa muito positiva e não consigo ser intimidado facilmente pelas pessoas que tentam me magoar ou magoar o BTS. Além disso, a minha família está sempre comigo para isso.
Rap Monster: Atualmente, eu tento aceitar tudo isso como meu destino e responder com dignidade. Eu aceito isso, é como se fosse uma sombra, apenas está lá.
J-Hope: Eu acreditava muito que me tornaria um artista de sucesso, e isso me que fez eu me tornar o que sou. Eu penso em toda a força que eu preciso dessa crença e tento compartilhar minha energia com os outros integrantes ao máximo que eu puder.
TV: Rap Monster, você recentemente lançou uma colaboração com o rapper Wale, que aconteceu graças a um fã de BTS através do Twitter. O que você pode dizer sobre trabalhar com ele?
Rap Monster: Quando ele sugeriu a colaboração, foi um choque total. Eu pensei sobre aquilo, "será que devíamos fazer uma música animada?" Mas eu queria algo diferente. O título é "Change". Eles tinham os problemas deles e nós tínhamos os nossos em Seul, os problemas estão em todos os lugares e a música é como um pedido por mudanças. Ele falou sobre a polícia, e problemas que ele se depara desde que era criança. Eu falei sobre a Coreia, meus problemas, e sobre aqueles que ficam no Twitter matado as pessoas com seus teclados (através da escrita).
TV: Vamos fazer uma rodada final! O BTS experimentou vários gêneros musicais, quais deles foi o mais difícil?
V: Eu sempre achei o rock difícil.
Rap Monster: Estou sempre pronto para ser desafiado, como o “Wings: Outro”, é uma faixa de hip-house, foi a primeira vez que tinha escutado aquele gênero... mas eu gostei.
TV: O que vocês gostariam de fazer enquanto estão nos Estados Unidos?
Rap Monster: Eu quero ir ao Barneys e na Supreme! Eu quero ver os prédios e pessoas nas ruas, seus rostos, do que eles falam sobre, como eles andam. Eu faço isso na Coreia. Eu vou para algum lugar que nunca fui e fico observando as pessoas e as cores, essa é a minha inspiração.
Jimin: Eu realmente gostaria de passear um dia todo com meus colegas de grupo. Ou um piquenique no Central Park num dia ensolarado, seria legal.
Algumas perguntas foram retiradas da entrevista, mas foram postados no Twitter da entrevistadora, Taylor Glasby.
TG: O BTS faz as danças que normalmente são difíceis parecerem fáceis, mas teve alguma que vocês tiveram muita dificuldade? E qual é a coreografia favorita dentre os singles do BTS?
J-hope: Faz 10 anos desde que eu comecei a dançar e ainda hoje me sinto imperfeito em relação aos passos de dança. Eu ainda preciso praticar muito! A minha dança favorita é a de "Save Me", pois tem muitos passos do estilo House.
TG: Jin, você tem se mostrado uma pessoa nata no entretenimento quando falamos de participar em reality shows e shows de variedades na Coreia, então o que você gostaria de tentar futuramente?
Jin: Eu estou aberto a coisas novas o tempo todo. A vida é muito curta e você precisa aproveitar as coisas que lhe são dadas. Não importa se é atuar, cantar, dançar, apresentar.... Eu farei o meu melhor e tirarei o melhor daquilo. Entretanto, fazer parte do BTS é o mais importante para mim.
TG: Jungkook, qual é a faixa de Wings que você ama apresentar?
Jungkook: Eu amo "Begin", pois é a minha primeira faixa solo desde o meu debut como o BTS e tem a minha história nela. Eu coloquei alguns passos de dança nela para a turnê e os fãs parecem ter gostado.
TG: Rap Monster, você é conhecido por ser um leitor ávido, o que você está lendo atualmente?
Rap Monster: "Metamorfose" de Franz Kafka, eu acabei de começar, mas ultimamente tenho demorado para ler, acho que vou demorar um mês!
TG: Você consegue se forçar a criar música ou você espera ficar inspirado, e o que tem te ajudado a ter ideias recentemente?
Rap Monster: Parte do tempo, quando estou num táxi ou quando vou ao parque, a inspiração simplesmente vem até minha cabeça, como se eu não tivesse a convidado. Eu tento manter o contato com meus amigos e pergunto sobre histórias da vida amorosa deles, opiniões sobre a sociedade ou sobre a escola, eu fico inspirado através de tudo isso.
Suga: Eu prefiro esperar e esperar até certa inspiração chegar e me atingir, e não necessariamente eu me forço quando nada vem em mente. Eu anoto coisas o tempo todo para ficar inspirado. A última coisa que me inspirou? Eu preciso olhar em minhas anotações, desculpe!
Cr. Teen Vogue
Cr. @ _xTGx
Trad. [PT-BR] Yuri @ The Rise of Bangtan
0 comentários:
Postar um comentário